Concurso promovido pelo PNUD valorizará boas práticas inclusivas no Brasil
Por: GIFE| Notícias| 22/09/2014O PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), por meio da iniciativa Incluir, acaba de lançar o Concurso de Casos, a fim de reconhecer e valorizar as melhores práticas de negócios empresarias inclusivos. Empresas interessadas em relatar suas experiências devem fazer suas inscrições no site da Incluir, até o dia 12 de outubro.
A iniciativa pretende identificar os melhores exemplos de negócios empresariais inclusivos no Brasil, que forneçam bens, produtos, e serviços, de forma sustentável do ponto de vista financeiro, ambiental e social. O objetivo do concurso é reconhecer os diversos modelos de negócios de sucesso no âmbito do desenvolvimento de métodos inovadores e financeiramente sustentáveis de inclusão das populações mais vulneráveis.
Os trabalhos serão avaliados de acordo com critérios como inovação, considerando aspectos de inclusão, sustentabilidade ambiental e criatividade; impacto no desenvolvimento humano; potencial de crescimento, inclusão, e de replicação em outros mercados; sustentabilidade financeira da iniciativa; aspectos de sustentabilidade social e ambiental; indústrias e empresas que atuam no setor agrícola, de bens e serviços.
No total, até 20 casos serão selecionados e organizados em um relatório brasileiro de negócios e mercados inclusivos e sustentáveis. O material será divulgado em fóruns nacionais e internacionais onde o PNUD e seus parceiros atuam, e nas redes dos parceiros da Incluir. A ideia é possibilitar que modelos bem-sucedidos brasileiros sejam ampliados e replicados em novos setores, mercados e lugares.
Além de empresas, centros acadêmicos com sólido conhecimento na área empresarial, que já tenham identificado casos relevantes pertinentes ao concurso, também podem participar.
“A trajetória de crescimento e de competitividade do mercado brasileiro só pode ser sustentável no longo prazo se tomadores de decisão no setor privado e na esfera das políticas públicas conseguirem lidar de maneira exitosa com a diminuição das desigualdades”, resumiu a oficial de programa do PNUD, Jenny Karlsen, ao explicar a ideia inicial para a criação da Iniciativa Incluir.
Iniciativa Incluir
A Incluir é uma plataforma criada pelo PNUD, por meio de uma parceria multisetorial com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sistema CNA (SENAR, CNA e ICNA), Sebrae, Pacto Global, Princípios para a Edução Executiva Responsável (PRME) e instituições acadêmicas como a Fundação Dom Cabral (FDC), Instituto Superior de Administração e Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/ISAE), a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP) e Fundação Instituto de Administração (FIA). Essa rede tem como objetivo estimular o diálogo e a troca de conhecimento para que as empresas, associações empresariais e formuladores de política conheçam experiências corporativas de sucesso e articulem sua prática para estimular e promover negócios inclusivos e sociais. Assim, a Incluir contribui para o desenvolvimento humano e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) no Brasil.