Concurso reconhece produções universitárias sobre desenvolvimento sustentável

Por: GIFE| Notícias| 07/05/2012

* Daniele Próspero – especial para o redeGIFE

“Desenvolvimento sustentável” será o tema deste ano do Reconhecimento Universitário Caracol de Plata, que visa premiar as melhores mensagens de benefício social produzidas por estudantes de todas as áreas de escolas profissionais e universidades públicas e privadas ibero-americanas.

A premiação é uma iniciativa da organização Caracol de Plata A.C, Universia, Federação Latino-americana de Faculdades de Comunicação Social (FELAFACS) e do Centro de Informação das Nações Unidades para México, Cuba e República Dominicana. A temática do concurso foi escolhida em função da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20, que será realizada em junho, no Rio de Janeiro

As mensagens produzidas deverão abordar um dos vários subtemas do desenvolvimento sustentável: água, alimentação, cidades, desastres, economia/emprego, energia e oceanos. Os conteúdos devem ter como propósito fazer um chamado à cidadania, com ações concretas para que a sociedade participe ativamente na construção de um mundo mais sustentável.

As produções poderão ser inscritas nas seguintes categorias:

1. Televisão – Podem participar equipes com até quatro estudantes. As mensagens devem ter uma duração máxima de 1 minuto.

2. Cartaz – Nesta categoria, é permitida a participação de dois estudantes. As mensagens devem ter um tamanho tablóide (43 x 28 cm), estar em formato JPG e em resolução para Web (72 dpi).

3. Meios Alternativos – São considerados meios alternativos aqueles que utilizarem estratégias não tradicionais para passar as mensagens, como: adesivos; mobiliário especial para pisos, muros e tetos; ações em espaços públicos; etc. Nesta categoria, também é permitida a participação apenas de dois estudantes. As mensagens devem ser apresentadas em um vídeo explicativo, narrado, com duração máxima de dois minutos.

4. Meios digitais – Nesta categoria, se enquadram banners, mensagens de SMS, e-mails, redes sociais, vídeos, jogos, peças de comunicação publicitárias interativas etc. Podem participar também duplas de alunos. As mensagens devem ser apresentadas em um vídeo explicativo, narrado, com duração máxima de dois minutos.

As mensagens poderão ser enviadas até o dia 18 de maio pelo site: http://caracol.universia.net.mx. Até este período, os internautas que acessarem o site do concurso poderão qualificar as produções. Esta avaliação será considerada pela Comissão Julgadora para a seleção dos 10 semifinalistas em cada categoria. Entre os critérios de avaliação estão criatividade, originalidade, conteúdo, impacto e coerência. A primeira etapa será divulgada no dia 24 de setembro no próprio site e, novamente, os internautas poderão avaliar as mensagens.

A qualificação dos usuários, assim como quantidade de votos recebidos, serão levados em conta para selecionar o “Favorito do Público”. A publicação dos ganhadores, finalistas e do “Favorito do Público” do concurso será feita em 13 de novembro.

Os vencedores de cada categoria ganharão: uma viagem à Cidade do México para participar da cerimônia de premiação (um representante do grupo); diploma de para todos os estudantes envolvidos na produção; escultura Caracol de Plata para a escola e/ou universidade; participação no Catálogo de Talentos, uma publicação que será difundida entre as principais empresas e agências de publicidade; estabelecimento de contato com os responsáveis das Nações Unidas do país para a participação em oficinas. As mensagens reconhecidas como “Favorito do Público” receberão diplomas.

Informações e dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: [email protected].

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional