Conferência Ethos propõe debate sobre desenvolvimento sustentável

Por: GIFE| Notícias| 06/09/2013

Na última semana, parte do meio empresarial e do terceiro setor voltou sua atenção para a Conferência Ethos. Presencialmente ou via internet, profissionais, pesquisadores, estudantes e entusiastas da sustentabilidade puderam conferir os debates e apresentações de organizações sociais e companhias que adotam práticas sustentáveis.

Pela primeira vez, o evento aconteceu em um espaço de arte. Foi no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, que os participantes acompanharam os três dias de debates e palestras. Nessa 15ª edição da Conferência Ethos, o tema central foi “Negócios Sustentáveis e Responsáveis: oportunidades para as empresas e para o Brasil”.
Durante a abertura, a mensagem que permeou o discurso do corpo diretor do Instituto Ethos foi a importância de garantirmos que as boas práticas de sustentabilidade irradiem e afetem toda a cadeia de valor das empresas. Para tal, eventos desse porte, dedicados à troca de experiências e ao compartilhamento de conhecimento são fundamentais, disse o presidente Jorge Abrahão.
Abrahão comentou, ainda, que a prática sustentável, mais do que um compromisso ético, é um diferencial competitivo. Citando uma pesquisa da Universidade de Harvard (EUA), contou que empresas comprometidas com o tema geram o dobro da riqueza em comparação àquelas que não se dispuseram a investir em práticas sustentáveis. “Quando sustentabilidade deixa de ser um departamento e entra na gestão estratégica da empresa, é o real momento da mudança”, explicou.
Nesse ano, o encontro ganhou relevância por dar continuidade a discussões de uma das mais importantes iniciativas da agenda econômica e socioambiental, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada em junho de 2012. Se no ano passado esse evento mobilizou o mundo para o tema, coube à Conferência Ethos retomar temas-chave e contribuir com a construção de uma agenda de diálogos intersetoriais.
Ao longo dos três dias de encontro, passaram pelas mesas de debate e plenárias nomes como Michael Porter, professor da Harvard Business School, Elisabeth Laville, fundadora e diretora da Utopies, consultoria francesa pioneira em estratégias de sustentabilidade, Carlos Lopes, secretário-executivo da Comissão Econômica da ONU para a África, além de lideranças da iniciativa privada e representantes do terceiro setor e do governo.
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Destaque na agenda do evento, o tema “engajamento empresarial na busca pelo desenvolvimento sustentável” reuniu importantes nomes do setor em uma das apresentações mais disputadas da conferência. José Antonio Marcondes de Carvalho, embaixador do Brasil na Venezuela, Subathirai Sivakumaran, representante do Programme Specialist of Knowledge, Capacity and Results at the BCtA, das Nações Unidas, e Ignacy Sachs, economista e um dos maiores nomes da área do desenvolvimento sustentável em escala global, puxaram os debates.
Como eixo norteador das discussões, os convidados comentaram os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, iniciativa lançada pela Organização das Nações Unidas após a realização da Rio+20, em 2012. De acordo com a ONU, a sociedade civil e o setor privado podem – e devem – se comprometer com a pauta, estabelecendo metas efetivas, com indicadores verificáveis.
“Este é um trabalho que vem sendo construído desde a Rio+20 e que propõe metas para a sociedade em geral. O Instituto Ethos é um articulador da sociedade civil e do setor empresarial e, nesse sentido, buscamos colaborar com o processo de construção participativa dos objetivos”, explicou Jorge Abrahão, presidente do Instituto Ethos.
Saiba mais

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional