Conferência mundial sobre cidades acontece em Porto Alegre

Por: GIFE| Notícias| 21/01/2008

A cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, sediará a Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades – Inovação democrática e transformação social para cidades inclusivas no século 21, que acontece de 13 a 16 de fevereiro, no Centro de Eventos da PUC-RS. O evento, que é promovido pela Prefeitura de Porto Alegre, pelo Ministério das Cidades, pela Prefeitura de Roma (Itália), pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e pela Confederação Nacional de Municípios (Brasil), acontece sob os auspícios da UNESCO.

O Diretor-geral Adjunto de Ciências Sociais e Humanas da UNESCO, Pierre Sané, participará na abertura, no dia 13/02, e será um dos palestrantes da primeira mesa, também no dia 13, às 9h, quando serão discutidas as Políticas Locais sobre Direitos e Responsabilidades dos Cidadãos. Ex-Secretário Geral da Anistia Internacional (1992 a 2001), Pierre Sané tornou-se mundialmente conhecido por seu compromisso com a defesa dos direitos humanos. Cientista político e graduado em administração e políticas públicas, também é responsável por uma série de programas que buscam ações cooperativas internacionais, entre os quais, a investigação da pobreza como uma violação dos direitos humanos.

Para o Representante da UNESCO no Brasil, Vincent Defourny, a Conferência Mundial de Cidades será uma oportunidade única de se discutir, junto a especialistas de vários países, como é a cidade que queremos, “”e como é a cidade necessária para este novo milênio, uma cidade que tenha espaços para as pessoas exercerem plenamente seus direitos de cidadania e participação””, explica Defourny.

A Conferência terá ao todo quatro temas centrais: Direito à Cidade; Governança e Democracia em Cidades; Desenvolvimento Local em Cidades; e Sustentabilidade e Cidade-Rede. O evento tem como objetivo principal discutir sobre a diversidade de iniciativas de inovação democrática e transformação social que vêm surgindo nos últimos anos, criando um ambiente de reflexão coletiva, de discussão e apresentação de experiências, que permita uma abordagem da temática do desenvolvimento de cidades de modo mais sistêmico.

A Conferência é voltada a gestores públicos – prefeitos, vereadores e operadores de políticas públicas -, acadêmicos e especialistas, lideranças comunitárias e a todos os promotores governamentais, empresariais e sociais de experiências de participação democrática focalizadas em territorialidades urbanas e voltadas para a indução do desenvolvimento local em cidades.

Inscrições e mais informações no site www.cmdc2008.com.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional