Confira dicas de plataformas de doação e mapeamento de ações de enfrentamento ao coronavírus

Por: GIFE| Notícias| 06/04/2020

Mesmo que a taxa de letalidade do novo coronavírus (SARS – CoV – 2) esteja distante de outras grandes epidemias da história da humanidade, como peste bubônica, cólera e tuberculose, seus efeitos estão impondo, em nível mundial, uma das situações mais desafiadoras vividas nos últimos tempos. Segundo o mapa Coronavirus COVID-19 Global Cases, da Johns Hopkins University, atualmente são mais de 1,2 milhões de infectados e 70 mil vítimas fatais em cerca de 183 países e regiões. 

A rápida disseminação da doença fez com que o mundo todo entrasse em estado de suspensão: aulas em milhares de escolas e universidades foram canceladas e milhões de empresas adotaram regime de home office para preservar seus trabalhadores e acatar as determinações dos governos de circulação apenas de pessoas à frente de serviços essenciais. 

Se antes as determinações eram para preservar, principalmente, pessoas acima de 60 anos e com histórico de doenças prévias, como diabetes e hipertensão, notificações de casos entre jovens e adultos chamaram atenção para o alto grau de contaminação do vírus. A situação, entretanto, é ainda pior em regiões de alta vulnerabilidade social, por exemplo. 

Populações residentes em favelas e habitações de condição precária estão mais sujeitas a enfrentar dificuldades no combate ao vírus, seja por não contar com itens básicos de higiene, como sabonete para lavar as mãos, ou pelo grande número de pessoas vivendo em espaços pequenos.  

Frente a isso, diferentes setores, como o investimento social privado (ISP) e organizações da sociedade civil (OSCs), estão se mobilizando para criar campanhas, fundos, sites e plataformas para reunir e disseminar essas iniciativas. Confira algumas dicas abaixo. 

Plataformas de fundos e campanhas 

Emergência Covid-19 

Com diferentes opções de filtros de busca, plataforma Emergência Covid-19 – Coordenação de ações da filantropia e do investimento social em resposta à crise, lançada recentemente pelo GIFE, busca fazer melhor uso das conexões que o investimento social privado e a filantropia têm com a sociedade civil organizada. O site reúne iniciativas do ISP, fundos e campanhas de doação de recursos e arrecadação de alimentos. 

Lista de fundos e campanhas para doar 

Planilha elaborada pela ponteAponte reúne ações de mapeamento, arrecadação, campanhas e notícias referentes ao investimento social privado, impacto coletivo, iniciativas periféricas e cultura de doação. Iniciativas de arrecadação monetária, de apoio psicológico, cursos, livros, filmes e notícias das periferias de diversas cidades compõem a iniciativa. 

Pacto contra a Covid-19

A plataforma é um chamamento da Rede Brasil do Pacto Global para empresas se engajarem e mobilizarem esforços para combater a pandemia do coronavírus. O site apresenta exemplos de boas práticas de empresas, mensagens e respostas de CEOs nacionais e internacionais frente à crise, um radar que mapeia o avanço da doença no país, cursos e webinars sobre sustentabilidade e a doença. 

Map of LAC innovators

O BID Lab, laboratório de inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), lançou a plataforma Mapa de Inovadores da América Latina e Caribe, que mostra soluções relevantes que estão endereçando diferentes aspectos e necessidades frente à pandemia de coronavírus. No Brasil, foram mapeadas 146 iniciativas. A maior porcentagem das iniciativas listadas relaciona-se a plataformas de gerenciamento digital e educação remota.

Portal do Impacto Coronavírus 

A plataforma é uma iniciativa da Phomenta para mapear e reunir informações sobre os impactos do coronavírus no terceiro setor brasileiro. Artigos e webinars sobre diversos temas como saúde mental, doação online em tempos de pandemia, impacto nas organizações da sociedade civil, questões jurídicas e comunicação e marketing digital são alguns dos materiais compartilhados. O site também conta com uma sessão de editais destinados ao setor e tutoriais de ferramentas como lives no Instagram, por exemplo. 

Plataformas de financiamento coletivo reúnem iniciativas 

Nas plataformas de financiamento coletivo, é possível buscar as mais diversas iniciativas. Vale ressaltar que os sites são apenas meios de divulgar as ações, que têm objetivos e organização próprios. Os interessados devem consultar o registro da proposta e verificar suas metas de arrecadação e como o dinheiro será utilizado. Confira abaixo alguns exemplos: 

Vakinha – Todos Juntos Contra o Coronavírus

Benfeitoria – Redes de Apoio

Catarse – Corona

#BoraDoar

#StartupsVsCovid19

O Movimento #StartupsVsCovid19 tem como objetivo reunir as startups que estão organizando e propondo soluções e ferramentas que ajudem a população durante a pandemia do novo coronavírus. As iniciativas são divididas em cinco frentes: conscientização, prevenção, diagnóstico, tratamento e dicas de ferramentas para trabalho remoto. 

SimulaCovid 

Usando dados do DataSUS e de casos confirmados da doença, o SimulaCovid indica qual é a situação de cada município e estima quantos dias durarão o estoque de equipamentos e a disponibilidade de leitos hospitalares. Além disso, a ferramenta também apresenta três estratégias e permite ao internauta verificar a alteração dos resultados de acordo com a adoção de cada estratégia.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional