Confira editais com inscrições abertas para Maio
Por: GIFE| Editais| 28/04/2025
A seleção de editais GIFE traz para maio iniciativas voltadas para apoio à conservação e recuperação ambiental; restauração ecológica de terras indígenas, e ainda um programa de bolsas para lideranças negras.
Black STEM
O Fundo Baobá para Equidade Racial, através do edital Black STEM, está oferecendo bolsas de estudo, apoio ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais e profissionais, mentorias, conexão com lideranças negras e acompanhamento psicológico para estudantes negros que tenham sido aceitos em universidades estrangeiras em 2025 nos campos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). É possível se inscrever até o dia 30 de abril. Saiba mais.
Parceiros pela Amazônia
Propostas para Conservação e Recuperação Ambiental; Desenvolvimento Econômico Sustentável; ou Governança Territorial e Gestão Comunitária no sudeste do Pará podem enviar seus projetos até o dia 4 de maio para o Programa Paricá – Territórios em Ação, lançado pela Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA). Cada projeto poderá contar com o apoio máximo de R$ 50 mil. Acesse.
Fortalecendo o Protagonismo Local na Agenda Climática
O Fundo Casa Socioambiental vai apoiar propostas que buscam fortalecer comunidades tradicionais e locais em todo o Brasil, incentivando sua participação ativa em espaços de tomada de decisão. O foco está na incidência e formulação de políticas climáticas em nível local, regional e nacional, bem como na agenda da COP 30. As propostas podem se enquadrar em incidência e participação em espaços de decisão, a produção de conhecimento sobre a agenda climática. As inscrições seguem abertas até 8 de maio de 2025. Saiba mais.
Restaura Amazônia
O Fundo Amazônia recebe até o dia 19 de julho inscrições para a iniciativa Restaura Amazônia. Com recursos de R$ 150 milhões, a iniciativa é destinada à restauração ecológica de terras indígenas, com espécies nativas e/ou sistemas agroflorestais (SAFs), incluindo produção agrícola. A chamada pública tem parceria com o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e a Funai. Conheça.