Confira editais com prazo para inscrições em julho e agosto

Por: GIFE| Editais| 06/07/2020

Este mês, o redeGIFE destaca oportunidades destinadas a pessoas, organizações, coletivos e redes que compõem a sociedade civil, bem como estudantes, professores e instituições de ensino.

Confira a seguir.

Desafio de Acesso à Justiça

De autoria do Instituto Mattos Filho, a chamada tem como objetivos reconhecer, premiar e incentivar iniciativas de acesso à Justiça que fortaleçam a cidadania, a democracia e os direitos humanos, além de mapear e estimular a conexão entre pessoas e organizações que atuam no tema, buscando a real efetivação dos direitos dos grupos em situação de maior vulnerabilidade e risco no atual contexto social brasileiro.

Podem participar organizações da sociedade civil, pessoas físicas, coletivos e redes, movimentos sociais, alianças intersetoriais, grupos acadêmicos e instituições de ensino. As inscrições vão até 24 de julho. Acesse todas as informações no site da iniciativa.

Prêmio Respostas para o Amanhã

Uma iniciativa da Samsung, com coordenação geral do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), a premiação busca estimular e divulgar projetos de investigação e experimentação científica e/ou tecnológica desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas.

As equipes devem desenvolver projetos que enfatizem o ensino desses campos do conhecimento para diagnosticar demandas reais e apresentar respostas que melhoram a qualidade de vida das pessoas. As inscrições vão até 10 de agosto e podem ser feitas no site do Prêmio.

Incentivo Social da Porto Seguro

O objetivo da chamada é apoiar projetos que tenham como meta contribuir com o desenvolvimento das regiões onde a Porto Seguro atua.

Serão selecionados apenas projetos incentivados por legislações específicas (FUMCAD, CONDECA, PRONAS, PRONON e Lei do Idoso) e que promovam o desenvolvimento intelectual e socioambiental, a melhoria da qualidade de vida, a disseminação e aplicação dos direitos humanos e a educação. As inscrições vão até 30 de agosto. Mais informações estão disponíveis no site do edital.

Rainforest Kids Challenge

O movimento global Design for Change, que inspira milhões de jovens do mundo todo a transformarem suas escolas e comunidades, está com inscrições abertas para o Rainforest Kids Challenge. O desafio global visa estimular que crianças e jovens do mundo inteiro busquem soluções para a preservação das florestas tropicais, contribuindo, assim, para o combate à crise climática e a construção de um futuro próspero, justo e sustentável.

Estudantes de qualquer lugar do mundo podem inscrever suas iniciativas, que devem ser enviadas em um dos quatro idiomas disponíveis na plataforma (português, inglês, espanhol e francês).

Os três projetos selecionados receberão até US$ 3.300 (aproximadamente R$ 15 mil) para as despesas de viagem e apresentação das soluções no evento anual que acontecerá em novembro, em São Paulo. As inscrições vão até 31 de agosto. Para mais informações, acesse o site do desafio.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional