Congresso GIFE debate as perspectivas do investimento social familiar no Brasil

Por: GIFE| 9º Congresso GIFE| 28/03/2016

Quem são os investidores sociais familiares? Quais são seus desafios? Que iniciativas têm sido desenvolvidas neste campo? Como avançar nestas ações? Essas são algumas questões que irão nortear o painel As perspectivas do investimento social familiar no Brasil”, que será realizado como parte da programação aberta do Congresso GIFE 2016.

A atividade vem ao encontro do esforço que a instituição feito, nos últimos anos, em fortalecer os investidores sociais familiares. O número de associados familiares no GIFE, inclusive, dobrou nos últimos cinco anos – passando de oito, em 2008, para 21, em 2015.

Este cenário, inclusive, motivou a elaboração da pesquisa “Retratos do Investimento Social Familiar no Brasil”, realizada com apoio da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e do J.P. Morgan, a ser apresentada durante o painel. O estudo vem ajudar a conhecer com mais detalhes as peculiaridades deste campo, as formas específicas de investimento, a sua governança e a relação com as causas em que atuam.

A pesquisa é resultado de 23 entrevistas (17 associados e seis não associados) realizadas com integrantes das famílias que lideram as organizações (de diversas gerações). Os investidores familiares foram definidos por critérios de: governança, origem do recurso e autodefinição. Foram utilizados também dados secundários, como o próprio Censo GIFE, para dar embasamento às conversas (clique aqui para ler matéria completa sobre o lançamento da publicação).

Renata Biselli, do Banco J.P. Morgan, irá apresentar os principais achados do estudo, como, por exemplo, a percepção do aumento da participação das mulheres à frente dos institutos e fundações familiares, assim como o envolvimento das diversas gerações da família na filantropia, o que traz uma perspectiva de união interna, além da preferência destes investidores em contribuir não apenas com recursos, mas no processo de implementação de ações sociais.

A ideia é que a pesquisa tenha continuidade a fim de traçar as principais tendências no campo e que novos institutos e fundações familiares possam participar do estudo.

Outra pesquisa que será discutida durante o painel é a “Da prosperidade ao propósito: perspectivas sobre a filantropia e investimento social privado na América Latina”, realizada pelo The Hauser Institute For Civil Society da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, em parceria com o UBS, a ser apresentada por Kai Grunauer Brachetti, diretor executivo do UBS Philanthropy and Sustainable Investing.

O objetivo do estudo (veja matéria a respeito) foi traçar um panorama sobre as principais motivações, aspirações, prioridades e práticas filantrópicas, assim como identificar o ambiente político e cultural para a atividade filantrópica, além dos desafios e oportunidades para o aumento dessa prática na América Latina.

A publicação inclui uma visão geral sobre o tema na região, além de relatórios específicos do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru. Ela é resultado de uma série de entrevistas realizadas com 67 líderes filantrópicos, 25 especialistas e pesquisadores acadêmicos e uma pesquisa online com 81 entrevistados.

Durante o painel, além da apresentação dos estudos, Flavia Regina de Souza Oliveira, sócia do Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga Advogados, irá debater sobre os aspectos legais e jurídicos do investimento social familiar e Daniela Nascimento Fainberg, especialista da área, irá compartilhar exemplos e práticas de iniciativas que vêm sendo desenvolvidas no setor.

Ana Carolina Velasco, gerente de Relacionamento e Articulação do GIFE, ressalta que o painel no Congresso será um momento para fortalecer ainda mais este campo, abrindo espaço para nos debates e temáticas que serão discutidas ao longo do ano no GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional