Congresso Hemisférico de Captação de Recursos – Fundraising

Por: GIFE| Notícias| 10/10/2009

Tradicionalmente realizado na Cidade do México, o Congresso Hemisférico de Captação de Recursos da América Latina, em sua 5ª edição, é promovido pelas Faculdades Integradas Rio Branco e a Association of Fundraising Professionals (AFP), maior e mais reconhecida organização mundial nessa área. O encontro tem como principal apoiadores o Consulado Americano, a Ressource Alliance, Associación de Ejecutivos en Desarrollo de Recursos para Organizaciones Sociales (Aedros), Associação Brasileira de Captadores de Recursos, dentre outros.

“Pode existir no mundo um ofício onde o profissional pratica o bem e ainda é remunerado por isso? Certamente são pouquíssimas, e nesse sentido, o captador de recursos é um profissional que encontrará um enorme potencial de oportunidades em um país como o Brasil”, afirma Custódio Pereira, diretor-geral das Faculdades Integradas Rio Branco. O educador é um dos responsáveis pelo Congresso Hemisférico de Captação de Recursos, evento que reúne as principais personalidades e representantes do Terceiro Setor, Educação, Saúde, Ação Social, dentre outros. Vale ressaltar que o evento contará com tradução simultânea em inglês/português/inglês.

Steve Hildbrand – captador de recursos da campanha do presidente norte-americano Barack Obama; Daniela Barone, CEO da ONG Impetus Trust, que no ano passado ganhou o Charity Awards – premiação que destaca o trabalho das entidades filantrópicas mais importantes do Reino Unido – e o brasileiro Vilfredo Schurmann, coordenador das expedições da volta ao mundo da família Schurmann – que tem se destacado pelos relevantes serviços prestados à comunidade – são algumas das presenças confirmadas no Congresso Hemisférico de Captação de Recursos (Fundrasing), a ser realizado de 6 a 8 de novembro 2009, no auditório da Fundação de Rotarianos de São Paulo, a avenida Higienópolis, 996, São Paulo, SP.

Entre os temas a serem discutidos, estarão a apresentação de experiências bem-sucedidas na captação de recursos, como a campanha eleitoral do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, desenvolvida pelo deputy manager Steve Hildebrand, um dos preletores do evento; estratégias inovadoras e vitoriosas de organizações líderes norte-americanas, brasileiras e latino-americanas; desenvolvimento de uma cultura de doações nas organizações; estabelecimento de estrutura de desenvolvimento da captação de recursos; estímulo aos participantes para iniciar projetos de arrecadação, por meio do bom relacionamento com ex-alunos e potenciais doadores.

Objetivo principal do congresso é reunir lideranças de instituições de ensino e entidades para debater, trocar experiências e mostrar que é possível desenvolver a cultura da sustentabilidade naquelas organizações, por meio da captação de recursos (fundraising). A ideia é apresentar as estratégias para essa atividade, seja ela por meio da mobilização de recursos financeiros ou humanos, aumentando, assim, a capacidade da instituição e sua importância na sociedade civil.

Espera-se a presença de 400 executivos e líderes do setor educacional no Brasil e exterior. Custódio Pereira, diretor-geral das Faculdades Integradas Rio Branco e especialista em Ensino Superior e Captação de Recursos, é o responsável pelo evento no País. É de sua autoria o livro “Sustentabilidade e Captação de Recursos na Educação Superior no Brasil”. A obra relata experiências bem-sucedidas no assunto.

Mais informações (adesões, palestrantes, agenda etc.) no site www.fundraising.com.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional