Conheça o Coletivo Online, novo programa do Instituto Coca-Cola Brasil

Por: Instituto Coca-Cola Brasil| Notícias| 21/01/2021

Coletivo Jovem ganhou uma versão digital, o Coletivo Online: conteúdo oferecido por WhatsApp

Coletivo Jovem ganhou uma versão digital, o Coletivo Online: conteúdo oferecido por WhatsApp

O Coletivo Jovem é um bem-sucedido programa do Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB) que há mais de dez anos colabora na formação de jovens para o mercado de trabalho. Desde 2009, as atividades já tiveram impacto positivo na vida de mais de 250 mil jovens. Durante a pandemia de Covid-19, o Coletivo Jovem ganhou uma versão digital, o Coletivo Online. Os programas são diferentes e o formato é outro, mas o objetivo é o mesmo: preparar para o primeiro emprego jovens de 16 a 25 anos que moram em comunidades de baixa renda. Com o Coletivo Online, lançado em outubro de 2020, o instituto experimenta o formato digital com dez mil jovens e vai conectá-los com oportunidades de emprego.

O conteúdo do Coletivo Online é oferecido por WhatsApp para minimizar as dificuldades de acesso à internet. O popular aplicativo de mensagens consome menos dados e facilita a participação de pessoas que tenham pouca conectividade. Mais de dez mil jovens se inscreveram para as três primeiras turmas do programa. As aulas pelo app já começaram, mas há uma lista de pré-inscrição aberta para as próximas turmas. O ICCB pretende seguir oferecendo o Coletivo nas duas modalidades: com presença física no Coletivo Jovem e por canal digital no Coletivo online. O ICCB, com essa oferta multicanal, considera que os jovens no Brasil têm diferentes níveis de acesso à tecnologia e à conectividade.

Como funciona o Coletivo Online

O Coletivo Online é um programa oferecido pelo Instituto Coca-Cola Brasil que prepara jovens para o mercado de trabalho e contribui para a conquista de empregos iniciais. O curso não tem custo. É gratuito, com conteúdo curto e objetivo enviado por WhatsApp. O Coletivo Online é para jovens de 16 a 25 anos em busca do primeiro emprego. Além da faixa etária, o outro requisito para participar é ter concluído o ensino médio ou estar cursando.

A duração do programa é de cinco semanas. Entre os temas abordados estão construção de currículo e planejamento financeiro. Os participantes são incentivados a se cadastrarem em sites de empregos, incluindo um com banco de vagas para jovens integrantes do programa.

Ao longo destas cinco semanas, os participantes recebem dez videoaulas e atividades para serem feitas durante este período, no próprio celular. Quem assistir às videoaulas e fizer as atividades práticas recebe um certificado de conclusão. Ao final do curso, os jovens que se cadastraram na comunidade do Coletivo, dentro do banco de vagas do programa, poderão se candidatar aos processos seletivos de uma rede de parceiros empregadores.

Para receber o certificado de conclusão do Coletivo Online é preciso assistir a pelo menos sete das dez aulas e realizar 70% das atividades propostas; responder dois questionários que serão indicados como obrigatórios, e elaborar e enviar seu currículo para o tutor ou cadastrar-se na comunidade do Coletivo dentro do Vagas.com conforme orientado.

Apesar de no Coletivo Online não haver nenhuma promessa ou garantia de emprego, o programa colabora na preparação do participante para processos seletivos e dissemina oportunidades em diferentes empresas através de um banco de vagas para os jovens interessados. As vagas oferecidas são iniciais em empresas que atuam, em sua grande maioria, no mercado de varejo. Em geral há posições de atendimento, vendas, repositores, entre outras.

Caso tenha uma próxima turma do Coletivo Online no futuro, você gostaria de participar? Clique aqui. Se você é participante do Coletivo Online e está com alguma dúvida, é só adicionar +55 11 97724-0160 no WhatsApp ou ligar.

Texto produzido por Colabora Marcas

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional