Conheça os novos associados GIFE

Por: GIFE| Notícias Institucionais| 11/10/2023

O Conselho de Governança do GIFE aprovou, a filiação de sete instituições que realizam Investimento Social Privado para compor a Rede GIFE. Em 2023, o GIFE já associou a sua rede 25 organizações entre empresas, institutos e fundações.

Todas as empresas e organizações estão de acordo com o Código de Ética do GIFE. Conheça a atuação dos novos associados:

Fundação da Gide (FDG)

Instituída em 1997, a fundação foi originalmente criada com o objetivo de aprimorar as práticas de gestão de outras organizações. Com a instituição do Novo Código Civil que regulou a atuação de fundações em 2002, passou a atuar exclusivamente com na área da Educação, na disseminação de conhecimentos técnicos e científicos relacionados a soluções gerenciais na área educacional, por meio de metodologia própria, a GIDE (Gestão Integrada da Educação). A partir dessa metodologia, a FDG começou a executar, por meio de doação, projetos próprios de aprimoramento da aprendizagem em escolas da rede pública de ensino. Essas iniciativas caracterizam-se ao longo do tempo (mais de 20 anos) por investimento social privado. Iniciou “adotando” uma escola pública para desenvolvimento da gestão para a melhoria de resultados e indicadores mensurados pelo IDEB. Hoje, o principal projeto neste escopo é o “Gestão pela aprendizagem” (2019-2025), no qual a fundação doou mais de R$ 10 milhões em material e aplicação da metodologia para 899 escolas do Estado de Minas Gerais.

Instituto Fefig

O Instituto Fefig foi fundado em 13 de abril de 2018 como forma de homenagear e preservar a memória de Luiz Felipe Figueiredo (“Fefig”), filho do Presidente do Instituto. Em 2019, o Instituto passou por estruturação com apoio de consultoria do IDIS. Em 2020, lançaram a Política de seleção, financiamento, monitoramento e avaliação de projetos que detalha e formaliza todo o processo de apoio a projetos, levando em consideração a medição de resultados, sua escalabilidade e sustentabilidade. Em 2021, estabeleceram parceria com o Instituto Ayrton Senna e, desde então, levam as tecnologias educacionais por eles desenvolvidas a mais de 40 municípios, espalhados por 8 estados brasileiros, aumentando consideravelmente o atendimento e direcionando esforços para a melhoria da Educação Básica. Em 2022, passaram por novo processo de reestruturação interna, novamente com o apoio do IDIS, para fortalecer a governança e tornar-se aptos a receber doações de terceiros.


Instituto Helena Florisbal (IHF)

O IHF foi criado em 2013 por Octávio Florisbal para realizar o sonho de sua esposa, Helena Florisbal, de criar uma instituição que fizesse um trabalho mais organizado e que fosse além das contribuições financeiras. O trabalho hoje é desenvolvido para 33 instituições credenciadas que recebem financiamento e atendimento regular, renovado por contrato a cada ano. Atuam nas áreas de educação, assistência social e inclusão produtiva.

Instituto SLC

Fundado em 2019, o Instituto SLC é o braço social do Grupo SLC (empresas agrícolas), sendo o responsável pela gestão do Investimento Social Privado (ISP) realizado pelo Grupo. O Instituto tem por objetivo atuar no desenvolvimento de pessoas, entidades assistenciais e comunidades, utilizando, preferencialmente, a educação como meio para gerar oportunidades e possibilidades de transformação na vida das pessoas. Com a missão de oportunizar a transformação e o desenvolvimento das comunidades, o Instituto SLC direciona seus investimentos para as localidades onde o Grupo SLC está inserido. Seguindo essa premissa, desde que assumiu a gestão do ISP do Grupo SLC, o Instituto já destinou mais de R$ 9 milhões a projetos sociais ou ações assistenciais, impactando mais de 50 mil pessoas em, pelo menos, 80 localidades. Participam da RIS Mato Grosso.

Feira Preta

A Feira Preta desenvolve os projetos Festival Feira Preta (Festival de Cultura Negra) e Conversando A Gente se Aprende (Letramento Racial) e, com a receita gerada na implementação desses projetos, investe no Instituto Feira Preta. O investimento da empresa no Instituto Feira Preta durante os anos de 2016 a 2019 se deu em recursos humanos e no desenvolvimento e aplicação de tecnologias sociais baseadas nos valores culturais da África diaspórica. O Instituto Feira Preta foi criado para promover a elevação econômica da população negra. Suas tecnologias sociais são projetadas para atuar de forma sistêmica contra o racismo estrutural e incluem intervenções nos níveis individual, organizacional e de políticas públicas.


Instituto Porto Seguro

O Instituto Porto Seguro é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem como principal mantenedora a Porto Seguro e como objetivo potencializar o desenvolvimento de projetos socioambientais e culturais em São Paulo. Fundado em 2005, com o nome de Casa Campos Elíseos Melhor, o Instituto Porto atua nas vertentes cultural, educacional e social. Destacam-se na frente socioambiental a ampliação das ações de desenvolvimento da comunidade, como cursos profissionalizantes, oficinas de geração de renda, meio ambiente e projetos educacionais, como o Ação Educa.


VLI Logística

A empresa atua próxima a comunidades dos 275 municípios onde tem operações. Suas ações sociais têm como objetivo contribuir com o desenvolvimento socioeconômico dessas localidades e os impactos causados pela operação nas áreas férreas. Desde 2012, operam uma agenda social que inclui iniciativas de conscientização para segurança ferroviária, mobilidade urbana, qualidade da faixa de domínio, descarte correto de resíduos ao longo da linha férrea e valorização e a preservação da memória ferroviária. Além disso, mantêm programas de voluntariado corporativo, de educação ambiental e de resposta a emergências climáticas. As iniciativas de investimento e diálogo social acontecem em cidades que são priorizadas a partir de uma ferramenta de business intelligence, de acordo com o nível de criticidade dos riscos. A definição dos investimentos sociais também considera as manifestações recebidas por meio do canal Alô VLI e pelo time de Relacionamento com Comunidades.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional