“Consciência Limpa”: matéria especial mostra a importância da da COP 27 para a região amazônica

Por: Fundação Rede Amazônica| Notícias| 19/12/2022

A matéria especial do quadro “Consciência Limpa” exibida no jornal matinal “Bom dia Amazônia”, conta com a participação do cientista americano Philip Fearnside e da Fundação Amazônia Sustentável (FAS)

Conter as mudanças climáticas a partir de mecanismos aplicáveis globalmente. Este é o objetivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), ao realizar anualmente a Conferência das Partes (COP, na sigla em inglês para Conference of the Parties). Por isso, o quadro Consciência Limpa da semana fala sobre a última edição, a COP 27, realizada no fim do mês de novembro no Egito.

A matéria conta com a participação do cientista americano, Philip Fearnside, que explicou a importância do evento para o controle das mudanças climáticas na região amazônica. “Eventos como a Cop 27 são muito importantes pois as discussões realizadas lá chamam os olhares o controle das mudanças climáticas na floresta. Estamos enfrentando temperaturas altíssimas, desmatamento, queimadas descontroladas e isso é grave para a região”, disse ele. 

O superintendente de desenvolvimento institucional e inovação da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Victor Salviati, foi um dos representantes da região amazônica no evento. “Eu consigo definir dois aspectos importantes. O primeiro como os estados da amazônia brasileira estão se mobilizando para diminuir o desmatamento e apoiar e incentivar a bioeconomia. E o segundo, o mercado de carbono dentro do Brasil, na Amazônia como canal de recursos e incentivo a prosperidade”, explicou ele sobre os principais assuntos debatidos na conferência.

Para acompanhar a matéria completa, acesse: https://globoplay.globo.com/v/11182296/

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional