Consciência negra o ano todo

Por: GIFE| Notícias| 15/12/2014

Vinte de novembro é a data definida no calendário para refletirmos sobre os direitos da população negra no Brasil. Contudo, essa é uma agenda que deve estar em debate o ano todo em nossa sociedade. Negros e descendentes representam a maioria da população – 53% dos brasileiros se declaram pretos ou pardos, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2013. Boa parte dessa parcela ainda se encontra em graves situações de vulnerabilidade: segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) os negros são a maioria dos analfabetos, apresentam a maior taxa de distorção idade-série, além de serem as maiores vítimas do trabalho infantil.

Olhando para esse cenário, a Revista Nova Escola, da Editora Abril, aproveitou a ocasião do mês da consciência negra para produzir um especial multimídia sobre o tema. O material, batizado de África e Brasil: unidos pela história e pela cultura, reúne conteúdos que podem contribuir para a formação dos educadores e ajudá-los a abordar o tema em sala de aula.

Os eixos de conteúdo que nortearam a produção do material são: identidade negra, história da África, a luta dos negros no Brasil, cultura afro-brasileira e recursos pedagógicos. Ao todo, são mais de 80 links com textos, reportagens, artigos, vídeos, testes, infográficos e planos de aula sobre o assunto, que podem ser acessados gratuitamente. Dessa forma, a ideia é contribuir para que as relações raciais e o respeito à diversidade sejam trabalhadas pelos educadores o ano todo.

Para acessar o especial multimídia visite o site da Revista Nova Escola.

A Fundação Victor Civita é associada GIFE

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional