Conselho aprova ingresso de dois novos membros na rede GIFE

Por: GIFE| Notícias| 27/06/2005

Na última semana, o Conselho Diretor do GIFE aprovou o ingresso da Fundação Ana Lima e do Grupo Brasilcred na rede. Ambos têm sede em Fortaleza (CE).

A Fundação Ana Lima atua nas áreas de assistência social, desenvolvimento comunitário, educação e saúde. Entre outras atividades, apóia projetos formados por mulheres, políticas públicas de saúde e ações de voluntariado. Já o Grupo Brasilcred tem projetos em assistência social, cultura e educação.

Ana Lima – Criada em 2005, Fundação Ana Lima é o novo nome da Fundação Francisca Feitosa, instituição sem fins lucrativos que presta serviços de saúde, assistência social e geração de conhecimento à população do estado do Ceará, desde 1971. Recentemente, a organização passou a ser mantida pela Hapvida Sistema de Saúde – conglomerado de empresas interligadas presentes no Norte e Nordeste.

O Programa Ilhas é a principal iniciativa da organização. Realizado há cinco anos, hoje conta com duas unidades, uma em Maracanaú e outra em Fortaleza, atendendo 480 crianças com complementação escolar, esportes, laboratório de informática, alimentação, higienização e aulas de música-coral, ballet e capoeira. As famílias também são beneficiadas diretamente, com cursos de capacitação de geração de emprego e renda e palestras educativas e preventivas. O público total atendido nesta ação é superior a 1.500 pessoas.

O projeto Saúde na Praça leva mensalmente cultura, recreação, atendimento odontológico gratuito, medição da pressão arterial, corte de cabelo e outros benefícios aos bairros de Fortaleza. Cada evento atinge cerca de 5 mil pessoas.

Há ainda parcerias com o governo federal, para atendimento de crianças inscritas no Peti (Programa Governamental de Erradicação do Trabalho Infantil); com o Banco do Brasil e o CDI (Comitê para Democratização da Informática) para oferecer cursos de computação para crianças e adolescentes; com o Sesi (Serviço Social da Indústria) para realizar o curso de extensão e capacitação em resiliência para instrutoras pedagógicas e mães; e com o Unicef (Fundo das Nações das Unidas para a Infância) para atendimento a adolescentes com HIV/AIDS às mães das crianças atendidas pelo Programa Ilhas.

Brasilcred – Grupo criado em meados de 1976, começou no segmento da construção civil e hoje atua em segmentos como incorporação, imobiliário e obras públicas, serviços financeiros, administração de apólices, assistência 24 Horas e seguros. As ações sociais tiveram início em 2001, com a criação do Coral Brasilcred, que atualmente beneficia 22 jovens e adultos e tem como objetivos estimular a prática do canto em grupo e promover a integração entre seus participantes, melhorando o relacionamento interpessoal e social, desenvolvendo o espírito de equipe e preservando a auto-estima.

O grupo financia ações de terceiros, doa materiais ou equipamentos e cede pessoal próprio para organizações sociais. São cinco seus principais projetos: Cante e se Encante, que disponibiliza para a comunidade a oportunidade de participar de aulas técnicas vocais gratuitas, ministradas por um regente profissional; Parceria Fome Zero, com o Governo Federal, na qual são realizadas ações para a ampla divulgação do programa e campanhas que incentivam a doação de alimentos; Sala Brasilcred, para alfabetização de jovens e adultos que estão fora da faixa etária escolar; Primeiro Emprego, que disponibiliza vagas de estágio para jovens que aguardam oportunidades no mercado de trabalho; e Melodia em Amor ao Iprede, que registra músicas regionais do Ceará em CD, cantadas pelo Coral Brasilcred. O valor arrecadado com as vendas é revertido em doação de alimentos ao Iprede (Instituto de Prevenção à Desnutrição e à Excepcionalidade), com sede em Fortaleza.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional