Conselho do GIFE aprova ingresso de 5 novos associados

Por: GIFE| Notícias Institucionais| 21/02/2005

Na última sexta-feira (18/2), o Conselho Diretor do GIFE aprovou a filiação de cinco novas organizações: Comgas, Fundação Alphaville, Fundação Itaú Social, HSBC Bank Brasil S.A. – Banco Múltiplo e Instituto Elektro. Apenas neste ano, já são seis novos associados, formando uma rede de 77 institutos, fundações e empresas.

Desde 2000, a Comgas desenvolve projetos a partir de uma Política de Investimento Social. Sua principal área de atuação é a educação, com foco em meio ambiente e saúde, para crianças e jovens. A empresa mantém programas e projetos próprios, financia ações de terceiros e doa materiais e equipamentos. Entre suas principais iniciativas estão o Programa Aprendiz Comgas, que trabalha a criação e disseminação de tecnologias sociais inovadoras e efetivas, formuladas e implementadas por adolescentes; e o Projeto Educação Ambiental, que promove a aceitação do gás natural.

Com sede em Barueri (SP), a Fundação Alphaville foi criada com o objetivo de levar qualidade de vida para as comunidades localizadas nos arredores dos empreendimentos da Alphaville Urbanismo. Entre suas estratégias de ação estão a realização de programas de qualificação profissional, educação e valorização ambiental. Para isso, promove oficinas de capacitação, apóia cooperativas de reciclagem de lixo e de artesanato, organiza debates sobre meio ambiente e mantém um centro de estudos do mar, localizado em Fortaleza (CE).

A Fundação Itaú Social foi criada em 2000 para assegurar a perenidade do investimento social do Banco Itaú. Em educação, atua em duas vertentes: melhoria da qualidade do ensino público e fomento às ações complementares à escola, para assegurar o ingresso, o regresso, a permanência e o sucesso de crianças e jovens matriculados na rede pública. Em saúde, o objetivo é modernizar as práticas administrativas e gerenciais, visando a capacitação e o aperfeiçoamento dos serviços nessa área. As iniciativas mantidas e financiadas têm abrangência nacional. Entre os destaques estão os programas Educação e Participação, Escrevendo o Futuro e Jovens Urbanos.

O HSBC Bank Brasil faz parte do Grupo HSBC, corporação internacional sediada em Londres e atuante em 79 países. No Brasil, foi criado o Comitê de Responsabilidade Social, composto por profissionais de várias áreas da instituição e responsável por avaliar e definir os projetos a serem desenvolvidos e apoiados. Seus focos de atuação são educação, meio ambiente e mentoring administrativo e financeiro à comunidade, nos 550 municípios onde o banco possui agências. Entre suas ações estão os programas Ação Voluntária do HSBC, Investindo na Natureza e HSBC Educação.

Desenvolvimento comunitário, educacional e sustentável são as três grandes áreas programáticas nas quais o Instituto Elektro atua. Com sede em Campinas (SP), a organização mantém programas e projetos próprios e também financia ações de terceiros que tenham como público-alvo adolescentes e crianças. As áreas de atuação do Instituto suportam programas, que por sua vez sustentam projetos implementados com o apoio de voluntários, colaboradores da Elektro (concessionária de energia elétrica) e entidades parceiras.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional