Cooperativa apoiada pelo Instituto Holcim produz alta costura

Por: GIFE| Notícias| 22/10/2006

Costureiras da Cooperarte – Cooperativa dos Artesãos de Barroso (MG), projeto apoiado pelo Instituto Holcim, e alunas do Senai comemoram sua estréia no mundo da alta costura. Elas produziram uma coleção de roupas do estilista Ronaldo Fraga, com motivos inspirados na arquitetura e construção civil típicas da cidade.

Para Solange Pereira da Cunha, instrutora de costura do Senai, instituição parceira da ação, esta é uma oportunidade única “”Temos de aproveitar ao máximo. Estamos trabalhando com um estilista muito experiente, competente e talentoso. Vemos o desfile como uma forma tanto de aparecer quanto de crescermos como profissionais. Desse aprendizado podemos melhorar nossa formação, fortalecer o grupo e transformar a costura em um meio de geração de renda em Barroso””.

Segundo Ronaldo Fraga, “”o Brasil vem descobrindo a moda como um instrumento extremamente eficiente não apenas como geração de emprego e renda, mas como reafirmação cultural. Mais do que a formação de uma cooperativa, esse tipo de projeto é fundamental para a o fortalecimento da cultura e a valorização das potencialidades locais.””

O investimento na cooperativa feito pelo Instituto Holcim faz parte de um grande projeto de desenvolvimento local chamado Ortópolis, que visa aproveitar os talentos humanos e os recursos naturais da região para incrementar a economia e o mercado de trabalho de forma sustentável, minimizando a dependência da fábrica de cimento.

Mais informações: www.institutoholcim.org.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional