Cooperativa apoiada pelo Instituto Votorantim fará coleta em estádio durante a Copa

Por: GIFE| Notícias| 09/06/2014

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Grande (ASSCAVAG), que recebe apoio financeiro e técnico do Instituto Votorantim e do BNDES, via Programa ReDes, participará da coleta e gestão de resíduos sólidos durante jogos na Copa do Mundo de 2014. A associação, que recebeu diversas capacitações e também contou com a instalação de novos equipamentos, atuará na Arena Pantanal, estádio situado em Cuiabá (MT).

Dados da FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado) apontam uma estimativa de cinco toneladas de lixo produzidas por partida. Cerca de 40% são considerados resíduos sólidos que podem ser reciclados.

Em parceria com a Coca-Cola, a federação é responsável pela estruturação do trabalho de coleta nas cidades-sede, que foi organizada priorizando redes de cooperativas de catadores. Trabalham com a ASSCAVAG e mais quatro cooperativas mato-grossenses nessa região. Juntas, formam a Rede Cata-Mato. “Queremos inclusão, e escolher uma ou outra cooperativa não seria seguir esse princípio. Além disso, em cinco temos mais força”, conta Isaias Pereira, associado e tesoureiro da ASSCAVAG, além de técnico de logística para os quatro jogos da Arena Pantanal.

Ao todo, 60 catadores (36 em cada partida) devem se dividir entre os jogos da primeira fase que ocorrem em Cuiabá. As capacitações começaram em abril, e a estrutura passou a ser montada no início do ano. Na Copa das Confederações, um total de 70 toneladas foi destinado à reciclagem.

O Instituto Votorantim é associado GIFE

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional