Cresce participação feminina no mercado de trabalho brasileiro
Por: GIFE| Notícias| 15/10/2001A participação das mulheres no mercado de trabalho tem crescido de maneira linear nos últimos vinte anos. Esta é a principal conclusão do estudo Empregabilidade no Brasil: Inflexões de Gênero e Diferenciais Femininos, publicado no último mês pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
“”Desde meados dos anos 80 a absorção de mão-de-obra feminina tem sido superior à masculina em todas as fases recentes da economia brasileira””, afirma a economista Lena Lavinas, que realizou a pesquisa.
Segundo o estudo, entre 1981 e 1997 as mulheres aumentaram de 53% para 61% sua participação no mercado de trabalho. Entre os fatores que contribuíram para este incremento estão o aumento no nível de escolaridade, a remuneração menor quando comparada à dos homens e as mudanças nas exigências de perfil do trabalhador pelas empresas.
Lena explica que as mulheres mostram maior aptidão para atender à nova demanda por mão-de-obra não-especializada. Elas são mais abertas ao aprendizado, principalmente àquele que mobiliza menos conhecimento técnico e mais dimensões que associam competência ampliada e subjetividades.