Crianças de baixa renda recebem tratamento auditivo

Por: GIFE| Notícias| 01/05/2006

A III Campanha de Triagem Auditiva, realizada em abril pelo Hospital Israelita Albert Einstein, por meio de seu Instituto de Responsabilidade, atendeu mais 275 crianças da comunidade de Paraisópolis, periferia da cidade de São Paulo. Com a ação, quase 100% das crianças em fase de alfabetização e moradoras do bairro foram avaliadas.

A iniciativa diagnosticou alterações em cerca de 35% das crianças atendidas. Identificados os problemas, elas receberão atendimento médico, próteses auditivas e tratamento clínico e/ou cirúrgico, caso seja necessário, gratuitamente.

Segundo os organizadores da ação, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado contribuem para evitar que problemas auditivos afetem o desenvolvimento pedagógico das crianças com idades entre 6 e 7 anos, faixa etária beneficiada com a campanha.

O exame de audiometria, que avalia a percepção para sons de baixa intensidade, seguido dos exames de emissões otoacústicas, que avalia o funcionamento da estrutura responsável pela audição, foram os que apresentaram maior quantidade de reprovações. Durante a ação, os pais de todos os participantes receberam orientações sobre cuidados preventivos, a importância dos exames e puderam esclarecer suas dúvidas com as fonoaudiólogas do Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional