Crianças recebem orientações sobre proteção contra a violência infantil em escola municipal do Amazonas 

Por: Fundação André e Lucia Maggi| Notícias| 22/05/2023

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Fundação André e Lucia Maggi (FALM), em parceria com a AMAGGI, Childhood Brasil e órgãos municipais de Itacoatiara (AM), realizou diversas ações na última quinta-feira (18.05), no município amazonense.  

As atividades foram realizadas na Escola Municipal Maria Nira, com a participação dos alunos do turno matutino e vespertino, chegando a quase 800 crianças.  

Para a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Ilka Lemos, ações como essas são de extrema importância, principalmente em um contexto em que a violência sexual contra crianças e adolescentes ainda é uma realidade preocupante em todo o país. “Essas atividades de conscientização contribuem para disseminar informações sobre o tema e alertar a população sobre a importância de denunciar casos de abuso e exploração sexual infantil”.  

Além disso, é fundamental que as crianças e adolescentes sejam orientadas e educadas sobre seus direitos e sobre como se proteger de situações de abuso e exploração sexual. 

Mirian Viana, analista de Projetos da FALM, ressalta a importância de movimentos como esses “a escola é um espaço importante para esse tipo de trabalho de conscientização e prevenção, e é muito positivo ver iniciativas como essas sendo realizadas de forma tão abrangente e engajada”.   

Conheça a história do 18 de maio 

Em 18 de maio de 1973, uma criança de oito anos, chamada Araceli Cabrera Sánchez Crespo, foi sequestrada, violentada e assassinada em Vitória, no Espírito Santo. Depois de alguns anos, o dia do desaparecimento de Araceli se tornou um marco para alertar a sociedade sobre a importância do enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes.  

O 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, desde o ano 2000. Nacionalmente, a campanha de divulgação de ações de proteção às crianças ficou conhecida como “Faça Bonito”. 

A Rede de Proteção    

As iniciativas para fortalecimento da Rede de Proteção de Itacoatiara, no Amazonas, são todas implementadas junto aos membros do Comitê Municipal de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes, criado em 2021 no âmbito do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e integrado por profissionais das principais Secretarias Municipais, Conselhos Tutelares, Juizado da Infância e Juventude e Organizações Sociais. Os trabalhos também estão baseados em um diagnóstico realizado em 2020 pela FALM e pela Childhood Brasil, demonstrando as potencialidades e fragilidades existentes na Rede de Proteção de Itacoatiara.    

Sobre a FALM       

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é uma instituição sem finalidade econômica e responsável pela gestão do Investimento Social Privado da AMAGGI. Criada em 1997, a FALM contribui para o desenvolvimento local de pessoas e comunidades, por meio de ações focadas em temas centrais, como agricultura familiar, qualificação profissional e empregabilidade, empreendedorismo e fortalecimento de organizações sociais. 

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional