Cultura de voluntariado corporativo: Entenda o que a Fundação Rede Amazônica tem a contar sobre isso

Por: Fundação Rede Amazônica| Notícias| 14/08/2023

Manaus (AM)-  O voluntariado corporativo é uma iniciativa de responsabilidade social de empresas. É uma  cultura que visa incentivar, organizar, apoiar e reconhecer ações voluntárias de participação cidadã, por parte dos colaboradores e demais públicos de relacionamento, em prol da sociedade.

Segundo a pesquisa “Voluntariado no Brasil 2021”, 56% da população acima de 16 anos disse fazer ou ter feito alguma atividade voluntária em 2021. Esse tipo de estudo evidencia o quanto a cultura do voluntariado tem sido praticada e internalizada pelos jovens, quer seja nas suas vivências pessoais (sem vínculo empresarial) ou através das suas primeiras experiências de trabalho no mundo corporativo.

‘A capacidade, a habilidade de se voluntariar e a cultura do voluntariado, do ponto de vista organizacional, são pontos diferenciais na trajetória profissional de muita gente, ao mesmo tempo que são catalisadores de um desenvolvimento profissional, além de uma oportunidade das pessoas pensarem soluções e exercitarem esse papel de protagonismo, desde muito cedo.” Ressalta Cecília Costa, Coordenadora de Inovação da Fundação Rede Amazônica.

Em 2023, a Fundação Rede Amazônica, através do projeto Ópera em Rede, lançou a Rede Voluntária, programa de voluntariado que tem por objetivo unir empresas em ações pontuais de impacto em Manaus, além de aproximá-las de causas socioambientais e instituições sem fins lucrativos, a fim de que os colaboradores sejam envolvidos, de forma significativa, pela cultura do voluntariado.

A Fundação Rede Amazônica, por exemplo, tem visto a cultura de um voluntariado como uma forma de promover mais inovação dentro de um ambiente corporativo, principalmente dentro da Fundação, por sua própria natureza. O objetivo é fazer com que as pessoas se entendam como parte propositiva de um processo e assim assumam o lugar de protagonistas de todo esse sistema corporativo.” Afirma Cecília Costa, Coordenadora de Inovação da FRAM.

Lillian Cortez é Gerente de ESG do Grupo Rede Amazônica (GRAM) e Erika Rodrigues são colaboradoras do Grupo Rede Amazônica. E sabe o que elas têm em comum? O amor pela cultura do voluntariado.Ambas já participaram de uma das atividades promovidas pelo Rede Voluntária, o plantio de árvores, que ocorreu no mês de maio, no Centro Integrado Municipal de Educação (CIME) Artur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho, localizado no bairro Gilberto Mestrinho e Escola Estadual Manoel Rodrigues de Souza, situada no Bairro Armando Mendes (Zona Leste) de Manaus.

“Participar da Rede Voluntária, para mim, é assumir um compromisso! Principalmente, o compromisso de me engajar pra valer nas atividades que são realizadas e contribuir através da troca de conhecimentos e novas perspectivas, com a geração de resultados, como por exemplo, inclusão e desenvolvimento para a sociedade.” Declara Lillian Cortez, Gerente de ESG do Grupo Rede Amazônica.

“Sou muito feliz por ter participado da Rede Voluntária! Todas as ações fizeram uma diferença significativa na minha vida, além do contato com as crianças e com a comunidade, que me proporcionaram uma experiência incrível! O voluntariado é sinônimo de promover a solidariedade e a empatia, além de oferecer oportunidades para o desenvolvimento pessoal e profissional.” Destaca Erika Rodrigues, Assistente de Comunicação do Grupo Rede Amazônica.

Gostou de conhecer como a cultura do voluntariado está presente nas atividades promovidas pela Fundação Rede Amazônica? 

Para continuar por dentro do dia a dia da FRAM, basta acessar o site: https://portalamazonia.com/fram ou acompanhar as nossas redes sociais: @fundacaoredeam.

Até o próximo redeGIFE!

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional