Curso apresenta conceitos de desenvolvimento e cultura

Por: GIFE| Notícias| 27/10/2008

Debater sobre os conceitos de Desenvolvimento e de Cultura que fundamentam a prática social, preparando-se para utilizados de forma transversal na elaboração e implementação de projetos sociais. Esses são os objetivos da edição especial do Ferramentas de Gestão de São Paulo, Desenvolvimento e Cultura: Conceitos e Práticas para o Gestor Social.

Com inscrições abertas, o curso ocorre nos dias 7 e 8 de novembro, das 9h às 18h, no Instituto Itaú Cultural (Av. Paulista 149, São Paulo), organização que apóia a realização do curso. Com o Ferramentas de Gestão, o GIFE procura atender à crescente demanda por conhecimento e profissionalização das ações desenvolvidas pela iniciativa privada e ONGs na área social. Nesse sentido, os conceitos, e indicadores de Desenvolvimento são fundamentais para o trabalho.

De acordo com o superintendente do Instituto Itaú Cultural, Eduardo Saron, muitos gestores estão no “”piloto-automático quanto às premissas e conceitos de desenvolvimento e cultura”” que usam para planejar seus projetos sociais. “”Assim, seria importante dedicar um tempo para questionar essas idéias e atualizar tais conceitos a partir do que de mais atual se discute nos centros de referência de cada tema””.

Pelo programa, o cursista debaterá quatro pontos básicos durante as aulas: – Desenvolvimento: princípios, histórico do conceito, indicadores e sua utilização, como medir e acompanhar Desenvolvimento em projetos sociais;
– Cultura: princípios, conceitos relacionados (diversidade cultural, complexidade e transversalidade), documentos de referência (como Carta da UNESCO);
– Ferramentas e práticas que ajudem a incorporar as discussões conceituais no cotidiano do gestor social;
– Indicação de referências bibliográficas e caminhos para aprofundamento posterior do aluno nos temas.

Para o gerente de Projetos do GIFE, Fernando Nogueira, o módulo se mostra oportuno, já que “”na correria do dia-a-dia, o gestor dificilmente reflete quais as teorias que cada um tem sobre como uma comunidade se desenvolve””. Ele questiona, por exemplo, o que significa dizer que duas cidades têm IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) semelhante ou diferente, de que forma a diversidade cultural favorece ou dificulta um projeto de intervenção social em diferentes territórios.

A sede do Instituto Itaú Cultural fica na Av. Paulista 149, São Paulo (Próximo ao metro Brigadeiro). As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo telefone (11) 3816-1209 ramal 19 ou pelo e-mail: [email protected].

O valor do curso é de R$ 620, para associados do GIFE, e R$ 690 para não- associados.

INSCREVA-SE JÁ

Veja currículo dos consultores, que ministrarão as aulas:

– José Carlos de Almeida Libânio, 50 anos, cientista social, durante 25 anos de carreira profissional dedicou-se à ciência aplicada às políticas públicas voltadas ao desenvolvimento humano sustentável e aos diretos humanos. Ocupou cargos governamentais, foi consultor independente, dirigente em ONGs, e em instituições brasileiras e internacionais. Trabalhou no Governo de Minas Gerais, com Tancredo Neves; foi Secretário-Executivo do Núcleo de Direitos Indígenas, consultor para o Greenpeace International e seu primeiro Diretor-Executivo no Brasil; e foi consultor do WWF International (Fundo Mundial para a Natureza) e seu Assessor para Políticas Públicas no Brasil.

Nos últimos 12 anos trabalhou na ONU, como Assessor para Desenvolvimento Humano Sustentável e Coordenador de Políticas Sociais do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), tendo servido também no Centro Internacional de Estudos sobre a Pobreza (UNDP/NY). Atualmente é consultor independente. Sua experiência concentra-se em desenvolvimento socioeconômico ambientalmente sustentável, qualidade de vida, direitos humanos, redução da pobreza, e formulação e avaliação de políticas públicas com o uso de indicadores e geomática, nos âmbitos nacional e internacional.

– Leonardo Brant, fundador e presidente da Brant Associados, é consultor e pesquisador de políticas culturais, autor dos livros Mercado Cultural, Políticas Culturais, vol.1 (org.) e Diversidade Cultural (org.). Criou e edita o Blog Cultura e Mercado. Estudou Comunicação e especialização em Comunicação Política na Faculdade Cásper Líbero, além de Filosofia na Universidade de São Paulo. De 2000 a 2003, fundou e presidiu o Instituto Pensarte, uma das mais importantes organizações de advocacy em políticas culturais.

Foi vice-presidente da International Network for Cultural Diversity de 2002 a 2006, com destacada atuação em torno da Convenção da Unesco para a Diversidade Cultural. Fundou também os institutos ArteCidadania e Diversidade Cultural (atual Divercult, com sede em Barcelona, na Espanha). Em abril de 2007 Brant foi condecorado com a medalha de vermeil pela Academia de Artes Ciências e Letras da França.

– José Márcio Barros possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e Doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). É professor do Programa de Pós Graduação em Comunicação da PUC Minas, além de integrar o corpo docente do Curso de Ciências Sociais e Comunicação Social da PUC Minas.

Coordena o Observatório da Diversidade Cultural e é ex- diretor da Diretoria de Cultura da instituição. É professor licenciado da Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais, coordenador pedagógico dos cursos de especialização em Gestão Cultural na Universidade de Cuiabá e e do curso Arte, Cultura e Educação na Escola Guignard/UEMG e na UFJF. Atua na área da Antropologia Urbana e da Comunicação, com ênfase nas temáticas da identidade cultural, política cultural, cidade e cultura, gestão cultural, diversidade cultural, comunicação e cultura.

É autor dentre outros trabalhos, dos livros Comunicação e Cultura nas avenidas de contorno, publicado pela Editora PUC Minas e Diversidade Cultural da proteção à promoção, publicado pela Editora Autêntica. É coordenador do Observatório da Diversidade Cultural.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional