Curso de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância atua com programas para minimizar problemas sociais

Por: GIFE| Notícias| 19/08/2013

Com o objetivo de engajar políticos e gestores públicos em um diálogo sobre desenvolvimento da Primeira Infância, o Curso de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância busca sensibilizar, capacitar e mobilizar lideranças políticas a aplicar as ciências para minimizar alguns dos maiores problemas sociais brasileiros.

O programa, que se inicia com um curso de liderança executiva na Universidade de Harvard, Cambridge (EUA) e finaliza com um workshop em São Paulo, já desenvolveu 29 projetos que estão sendo implementados em vários estados em prol das crianças brasileiras.

A Fundação Maria Cecília Souto Vidigal , organização que atua na geração de conhecimento sobre temas relevantes para a solução de problemas iminentes ou futuros da sociedade, está envolvida na produção do conteúdo do Programa, juntamente com o Center on the Developing Child, da Universidade de Harvard.

O redeGIFE conversou com o diretor da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Eduardo Queiroz, para saber mais sobre o Curso de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância. Confira:

redeGIFE: Qual é o principal aprendizado do curso?
Queiroz: Em termos de aprendizado, o Programa foca basicamente nos mais recentes conhecimentos científicos sobre o desenvolvimento na Primeira Infância e também nas técnicas de liderança adaptativa. O objetivo é que o participante saia preparado para aplicar os conhecimentos científicos nas suas diversas áreas de estudo (Educação, Neurociência, Nutrição entre outros) em programas e políticas eficazes.

Paralelamente, acontece um outro tipo de aprendizado, que é a troca de experiências entre os participantes e as eventuais parcerias que surgem entre profissionais que talvez nunca se encontrariam se não houvesse o programa.

redeGIFE: Que tipos de programas são desenvolvidos no curso?
Queiroz: O Programa tem duas etapas: a primeira com atividades na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, quando gestores públicos, líderes sociais, membros da academia e do judiciário tem uma semana de aula com os mais destacados especialistas no tema da Primeira Infância. Em seguida, os alunos, em grupos, têm três meses de apoio à distância durante os quais elaboraram Planos de Ação para a promoção do Desenvolvimento da Primeira Infância em suas respectivas áreas de atuação, com supervisão dos assessores de um Painel Técnico. A segunda etapa acontece no Brasil, em um encontro presencial, no qual os participantes apresentam seus Planos de Ação para análise e discussão. Esta etapa também traz questões relacionadas a pesquisas recentes, avaliação e monitoramento de programas e políticas públicas.

Nas duas edições do curso, foram elaborados 19 Planos de Ação.

Alguns exemplos de Planos de Ação desenvolvidos pelos participantes do curso:
1) Programa para avaliar se as ações desenvolvidas na Saúde, Educação e Assistência Social no Município de Iranduba, no Amazonas, relacionadas com o desenvolvimento na Primeira Infância, estão sendo realizadas de forma integrada e as dificuldades em desenvolvê-las dessa maneira.
2) Projeto para orientar os trabalhos da Frente Parlamentar pela Primeira Infância no sentido da criação de uma Lei de Responsabilidade sobre a Primeira Infância.
3) Rede Estadual de Primeira Infância da Bahia, criação e articulação da rede.

redeGIFE: Como a FMCSV está envolvida no conteúdo do Programa?
Queiroz: O conteúdo do Programa é definido pela FMCSV em conjunto com o Center on the Developing Child, da Universidade de Harvard. E é pensado para que o conhecimento disseminado seja aplicado para a realidade Brasileira. Nossa experiência, tanto em 2012 como em 2013, mostrou que tirando pequenos ajustes, o conteúdo e a dinâmica do curso tem conseguido gerar Planos de Ação e em vários casos Políticas Públicas para a PI com impacto direto nas nossas famílias.

Por exemplo, em 2012, tivemos no curso a participação de uma Deputada Federal que se candidatou a prefeita do município de Arapiraca, a segunda maior cidade de Alagoas. Ela pautou sua campanha na Primeira Infância e ganhou a eleição. Na semana passada, no dia 2 de agosto, eu estive em Arapiraca para participar do lançamento da nova política para a Primeira Infância, baseada nos princípios do desenvolvimento integral, disseminados durante o curso.

redeGIFE: A quem se destina o Programa?
Queiroz: O Programa de Liderança Executiva de Desenvolvimento da Primeira Infância destina-se principalmente aos gestores públicos diretamente envolvidos em questões de política social e desenvolvimento, em qualquer uma das três esferas de governo; como também aos gestores de instituições sem fins lucrativos e organizações não governamentais que prestam serviços públicos e outros líderes do âmbito social. Além dos membros da comunidade acadêmica que tenham interesse no tema.

redeGIFE: Quando acontecerá a próxima edição do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância?
Queiroz: A próxima edição do Programa terá cerca de quatro meses de duração, e acontecerá entre janeiro e maio de 2014. No primeiro módulo, os participantes terão uma semana de aula na Universidade de Harvard. Para mais informações, podem acessar: www.ncpi.org.br

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