Curso ensina a elaborar e avaliar projetos sociais

Por: GIFE| Notícias| 06/04/2009

Sistematizar conhecimentos e práticas para o planejamento – a elaboração de projetos sociais, alinhado a técnicas e instrumentos de acompanhamento e avaliação de projetos. Este é um dos objetivos do quarto módulo da edição 2011 do Curso Ferramentas de Gestão, no Rio de Janeiro, que será realizado nos dias 30 de junho e 01 de julho.

Promovido com apoio do Instituto Coca-Cola e apoio na divulgação do Instituto Desiderata e Instituto Invepar, o curso, instrumental e modular, é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem está em busca de conteúdo que agregue mais eficiência à criação e ao gerenciamento de projetos sociais.

Assim, o programa é recomendado para gestores de organizações da sociedade civil operadoras ou financiadoras, gestores de áreas de responsabilidade social corporativa e consultores com atuação ou interesse na área.

Para ministrá-lo, foi convidada Thereza Christina de Abreu Sampaio Holl, consultora de Planejamento, Gestão e Avaliação nas áreas de Educação e Desenvolvimento Social, vem desenvolvendo, desde 1995, diversos trabalhos de assessoria técnica e pedagógica e de pesquisa avaliativa para organizações tais como: Ministério da Educação (Parâmetros Curriculares Nacionais), Ministério das Cidades (DENATRAN) Associação de Apoio ao Programa Capacitação Solidária, Fundação Vale do Rio Doce, GIFE, GLOBO Comunicações, CENPEC, CEDAC, Câmara Americana do Comércio, Instituto Unibanco.

“Os módulos são conduzidos por consultores com ampla experiência nas suas respectivas áreas e afinados com a perspectiva do GIFE sobre o campo social. O curso traz uma combinação de conceitos fundamentais e conteúdos práticos sobre temas relevantes para gestores de projetos sociais e profissionais interessados em ampliar seu conhecimento sobre o terceiro setor”, afirma o gerente da área de Conhecimento do GIFE, André Degenszajn.

Conteúdo
* Políticas, Programas e Projetos: a logica da ação planejada
* Planejamento na área social: especificidades, metodologias, pressupostos conceituais e valorativos
* Elaborando um projeto: a Análise da Situação e o Marco Lógico
* Problemas, diagnóstico, explicação da realidade e alternativas de ação
* Avaliação e Monitoramento: a construção de indicadores de processo, de resultados e de impacto
* A estrutura básica de um projeto
* O fortalecimento do capital social local: projetos articulados, concertados, complementares e emancipatórios
As inscrições são feitas exclusivamente na seção Cursos GIFE do site www.gife.org.br, onde estão disponibilizadas as informações completas sobre conteúdo, consultores e valores. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo tel. (11) 3816 1209 ramal 56, ou pelo e-mail: [email protected].
Programação – Rio de Janeiro
O curso ocorre na sede do Instituto Coca-Cola Brasil, localizado na Praia do Botafogo, 374 – 13º andar.

Mobilização de Recursos para OSCs
25 e 26 de agosto
Consultor
Marcelo Estraviz Rodrigues

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional