Curso ensina cenário social e práticas de investimento social privado no BR

Por: GIFE| Notícias| 25/03/2011

O GIFE, com o apoio do Instituto Itaú Cultural, deu início às inscrições para edição 2011 do tradicional Curso Ferramentas de Gestão, em São Paulo. Instrumental e modular, é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem está em busca de conteúdo que agregue mais eficiência à criação e ao gerenciamento de projetos sociais.

O primeiro módulo, Cenário Social e o Investimento Social Privado no Brasil, será realizado nos dias 4 e 5 de abril (das 9h às 18h), na sede do Instituto Itaú Cultural. Ele será ministrado por:

Ana Carolina Velasco, formada em hotelaria e pós-graduada em Marketing, atualmente é gerente de relacionamento institucional do GIFE – Grupos de Institutos, Fundações e Empresas há três anos, é responsável pelo relacionamento com a Rede GIFE, parceiros e potenciais associados. Atua em organizações da sociedade civil desde 2005, onde trabalhou na área de responsabilidade social na UNICA – União da agroindústria canavieira de São Paulo, foi Consultora do Instituto Gesc – Gestão para entidades da sociedade civil e APAF – Associação Paulista de Apoio à família.

Andre Degenszajn, professor de Relações Internacionais na Faculdade Santa Marcelina, é bacharel e mestre em relações internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pesquisador no Nu-Sol/PUC-SP desde 2001. Coordena atualmente a área de gestão de conhecimento do GIFE – Grupo de Institutos Fundações e Empresas. Atua em organizações da sociedade civil desde 2001, foi co-fundador da ONG Conectas Direitos Humanos e integra o Conselho da Sur – Rede Universitária de Direitos Humanos.

Fernando Rossetti é secretário-geral do GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) e chairman da Wings (Worldwide Initiatives for Grantmakers Support). Formado em Ciências Sociais pela Unicamp, atuou na Folha de S.Paulo de 1990 a 1999, como repórter de Educação e correspondente na África do Sul (1994-95). Tem especialização em Direitos Humanos pela Universidade Columbia (EUA, 1997). Fundou, com Gilberto Dimenstein, a ONG Cidade Escola Aprendiz, que dirigiu de 1999 a 2002. Atuou como consultor para diversas organizações nacionais e internacionais do terceiro setor, como o Unicef, para quem escreveu o livro “Mídia e Escola – Perspectivas para políticas públicas”. É comentarista do Canal Futura desde 1997, Synergos Senior Fellow e líder-parceiro Avina.

O curso é voltado a profissionais de institutos, fundações e empresas, organizações não-governamentais, gestores de políticas públicas e qualquer pessoa interessada em atuar com competência no terceiro setor.

Outros módulos – Esta edição do Ferramentas de Gestão de São Paulo está composta por nove módulos de 16 horas (dois dias das 9h às 18h), que acontecem sempre às segundas e terças ou quintas e sextas-feiras, totalizando 144 horas de carga horária. Os interessados podem optar por módulos avulsos ou pacotes, o que permite ao aluno construir seu plano de estudo de acordo com seu interesse e necessidade de aprendizagem.

“Os módulos são conduzidos por consultores com ampla experiência nas suas respectivas áreas e afinados com a perspectiva do GIFE sobre o campo social. O curso traz uma combinação de conceitos fundamentais e conteúdos práticos sobre temas relevantes para gestores de projetos sociais e profissionais interessados em ampliar seu conhecimento sobre o terceiro setor”, afirma o gerente institucional do GIFE, Eleno Gonçalves Jr.

As experiências dos participantes do curso e dos palestrantes convidados são utilizadas nas aulas expositivas. Desta forma, são apresentados e discutidos projetos concluídos ou em fase de desenvolvimento, potencializando as experiências e explorando os mais diversos recursos.

As inscrições são feitas exclusivamente na seção Cursos GIFE deste site, onde estão disponibilizadas as informações completas sobre conteúdo, consultores e valores. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo tel. (11) 3816 1209 ramal 56, ou pelo e-mail: [email protected] .

Organizações que estiverem interessadas em promover uma edição do Curso Ferramentas de Gestão customizada, podem contratar o formato IN COMPANY.

Conheça os outros módulos:
Módulo 2 – Gestão de Incentivos Fiscais e Legislação para o Terceiro Setor
Data – 12 e 13 de Maio
Consultores
Eduardo Szazi
Érika Bechara
Módulo 3 – Planejamento Estratégico
Data – 30 e 31 de Maio
Consultor
Antônio Luiz de Paula e Silva
Módulo 4 – Administração e Finanças para Organizações da Sociedade Civil
Data – 4 e 5 de Agosto
Consultor
Eleno Paes Gonçalves Junior
Módulo 5 – Elaboração e Avaliação de Projetos Sociais
Data – 11 e 12 de Agosto
Consultora
Simone Coelho

Módulo 6 – Mobilização de Recursos para Organizações da Sociedade Civil
Data – 18 e 19 de Agosto
Consultor
João Paulo Altenfelder


Módulo 7 – Comunicação e Marketing para Organizações da Sociedade Civil
Data – 29 e 30 de Setembro Consultores
Ismael Rocha
Judi Cavalcante
Módulo 8 – Negócios Sociais e Empreendedorismo
Data – 17 e 18 de Outubro
Consultora
Vivianne Naigeborin

Módulo 9 – Gestão do Investimento Social Privado em Cultura
Data -28 e 29 de Novembro
Consultores
Leonardo Brant
José Mauricio Fittipaldi

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional