Curso ensina ferramentas para mobilizar recursos para ONGs

Por: GIFE| Notícias| 30/08/2010

Refletir e entender a relação que existe entre legitimidade e credibilidade para mobilizar recursos de forma sustentável. Esta é a principal proposta do quinto módulo do curso instrumental Ferramentas de Gestão, em São Paulo, promovido pelo GIFE nos dias 17 e 18 de setembro (sexta, das 9h às 18, e sábado, das 9h às 16h) .

Realizado com o apoio do Instituto Itaú Cultural, este módulo busca ensinar o cursista as ferramentas para se produzir um plano de ação e respectivo monitoramento e avaliação. “”A proposta do curso é atender à crescente demanda por conhecimento e profissionalização das ações sociais desenvolvidas pelas organizações do terceiro setor e pela iniciativa privada”, explica o gerente da área de Conhecimento do GIFE, André Degenszajn.

Para ministrar a aula, o GIFE convidou o consultor João Paulo Altenfelder, que, entre suas qualificações, destacam-se : atuação como gerente de Planejamento Estratégico da Fundação Abrinq e Diretor-Executivo da Associação dos MBAs da FIA/USP, sócio da S.E.I – Sustentabilidade, Estratégia, Inovação, consultoria com foco na criação e implantação de modelos de negócios sustentáveis com ênfase na gestão de relacionamentos com stakeholders estratégicos, foi coordenador geral do Ciclo de Encontros sobre Sustentabilidade e Gestão Responsável em parceria com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável e o World Business Council for Sustainable Development (veja currículo completo)

“Os módulos são conduzidos por consultores com ampla experiência nas suas respectivas áreas e afinados com a perspectiva do GIFE sobre o campo social. O curso traz uma combinação de conceitos fundamentais e conteúdos práticos sobre temas relevantes para gestores de projetos sociais e profissionais interessados em ampliar seu conhecimento sobre o terceiro setor”, afirma Degenszajn.
Conteúdo Programático
– Conceitos e debate – Onde está a credibilidade e legitimidade de uma ONG?
Sustentabilidade para organizações do terceiro setor – relacionamento com partes interessadas
– Inteligência Social – processo e case Instituto Redecard
– Posicionamento estratégico – confronto e integração
– Plano de Mobilização de recursos – passos necessários
– Monitoramento e avaliação – ferramentas práticas e envolvimento do conselho
As inscrições devem ser feitas exclusivamente na seção Cursos GIFE, deste site, onde estão disponibilizadas as informações completas sobre conteúdo, consultores e valores. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo tel. (11) 3816 1209, ramal 56, ou pelo e-mail: [email protected].
Módulo 6 – Gestão de projetos Culturais
29 e 30 de outubro
Consultor:
Leonardo Brant é consultor, pesquisador de políticas culturais. Presidente da Brant Associados, responsável pelo desenho do investimento privado de empresas como Avon, Bombril, Comgás, Fundação Vale, Instituto Vivo, entre outras. Autor do livro O Poder da Cultura, entre outros e editor do site Cultura e Mercado. Fundou e presidiu o Instituto Pensarte (Brasil) e Divercult (Espanha). Foi vice-presidente da International Network for Cultural Diversity de 2002 a 2006, com destacada atuação em torno da Convenção da Unesco para a Diversidade Cultural. É um dos fundadores do CEMEC – Centro de Estudos de Mídia Entretenimento e Cultura. Em abril de 2007 foi condecorado com a medalha de vermeil pela Academia de Artes Ciências e Letras da França.

Módulo 7 – Gestão organizacional, administrativa e financeira de organizações sociais
26 e 27 de novembro
Consultor
Eleno Gonçalves Jr. é formado em administração de empresas pela EAESP/FGV (1999), especializou-se em Gestão de Iniciativas Sociais pela UFRJ (COPPE, em 2002), e possui dez anos de atuação como administrador, em organizações de diferentes perfis, como o Grupo Pão de Açúcar, o Museu de Arte Moderna de São Paulo, a Cidade Escola Aprendiz (COMGÁS) e outras, atuando tanto em áreas de gestão de pessoas quanto financeira. Há cerca de três anos é gerente institucional do GIFE – organização da sociedade civil de interesse público que reúne investidores sociais privados do Brasil. Coordenou em 2009 a publicação da primeira edição do Guia das Melhores Práticas de Governança para Fundações e Institutos Empresariais.

Organizações que estiverem interessadas em promover uma edição do Curso Ferramentas de Gestão customizada, podem contratar o formato IN COMPANY, conheça o trabalho!

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional