Curso ensina planejamento de Comunicação e Marketing para ONGs

Por: GIFE| Notícias| 02/07/2010
Encerram-se no próximo dia 21 de julho as inscrições para o terceiro módulo da edição 2010 do curso instrumental Ferramentas de Gestão, em São Paulo, nos dias 23 e 24 de julho. Promovido pelo GIFE, com o apoio do Instituto Itaú Cultural, a aula terá como tema Comunicação e Marketing para Organizações da Sociedade Civil.
Este módulo, de uma série de sete, busca promover o conhecimento básico sobre planejamento estratégico e a aplicação objetiva dos conceitos e ferramentas de comunicação e marketing social voltados para organizações sociais.
“”A proposta do curso é atender à crescente demanda por conhecimento e profissionalização das ações sociais desenvolvidas pelas organizações do terceiro setor e pela iniciativa privada”, explica o gerente da área de Conhecimento do GIFE, André Degenszajn.
Os consultores selecionados pelo GIFE para ministrarem o curso são:

Judi Cavalcante
, jornalista graduado pela PUC/SP e especialista em gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas pela ECA/USP. Prestou consultoria para diversas instituições do terceiro setor, entre elas Ashoka Empreendedores Sociais, Aliança Capoava, Fundação Avina e Fundação Tide Setubal, organização na qual exerceu a coordenação de comunicação e gestão de 2005 a 2008. Atualmente também leciona na FGV.
Maurício Turra, docente de Marketing e Responsabilidade Social Empresarial na Graduação e no MBA da ESPM. Professor convidado da Unicamp e Universidade Mackenzie. Pesquisador da área de Responsabilidade Social Empresarial e Desenvolvimento Sustentável tendo como foco a incorporação da responsabilidade social na estratégia de negócio. Consultor do Uniethos onde foi responsável pela elaboração do curso Construindo Negócios Sustentáveis.
O curso ocorre na sede do Instituto Itaú Cultural, na Av. Paulista 149, em São Paulo – SP (em frente à estação Brigadeiro do Metrô).
As inscrições devem ser feitas exclusivamente na seção Cursos GIFE, deste site, onde estão disponibilizadas as informações completas sobre conteúdo, consultores e valores. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo tel. (11) 3816 1209 ramal 11, ou pelo e-mail: [email protected].

Módulo 2 – Elaboração e Avaliação de Projetos Sociais
30 e 31 de julho
Consultora: Rosana Kisil é mestre em Administração de Empresas pela Escola de Administração de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, Engenheiro Agrônoma pela Universidade de São Paulo, consultora para processos de desenvolvimento organizacional e comunitário, planejamento estratégico e fortalecimento de Conselhos em Organizações Sem Fins Lucrativos, consultora para processos de construção de sustentabilidade em Empresas, docente em Cursos de Especialização em Terceiro Setor e Planejamento vinculados a Universidades e autora do “Manual de Elaboração de Projetos e Propostas para Organizações da Sociedade Civil” (Global:2001)

Módulo 4 – Planejamento Estratégico
13 e 14 de agosto
Consultor: Antonio Luiz de Paula e Silva é associado ao Instituto Fonte, mestre em Administração pela FEA/USP (2001), engenheiro agrônomo pela ESALQ/USP (1985), desde 1989 trabalha com projetos de desenvolvimento social.

Módulo 5 – Sustentabilidade e Mobilização de Recursos
17 e 18 de setembro
Consultor: João Paulo Altenfelder é sócio da S.E.I – Sustentabilidade, Estratégia, Inovação, consultoria com foco na criação e implantação de modelos de negócios sustentáveis com ênfase na gestão de relacionamentos com stakeholders estratégicos.

Módulo 6 – Gestão de projetos Culturais
29 e 30 de outubro
Consultor: Leonardo Brant é consultor, pesquisador de políticas culturais. Presidente da Brant Associados, responsável pelo desenho do investimento privado de empresas como Avon, Bombril, Comgás, Fundação Vale, Instituto Vivo, entre outras. Autor do livro O Poder da Cultura, entre outros e editor do site Cultura e Mercado. Fundou e presidiu o Instituto Pensarte (Brasil) e Divercult (Espanha). Foi vice-presidente da International Network for Cultural Diversity de 2002 a 2006, com destacada atuação em torno da Convenção da Unesco para a Diversidade Cultural. É um dos fundadores do CEMEC – Centro de Estudos de Mídia Entretenimento e Cultura. Em abril de 2007 foi condecorado com a medalha de vermeil pela Academia de Artes Ciências e Letras da França.

Módulo 7 – Gestão organizacional, administrativa e financeira de organizações sociais
26 e 27 de novembro
Consultor:
Eleno Gonçalves Jr. é formado em administração de empresas pela EAESP/FGV (1999), especializou-se em Gestão de Iniciativas Sociais pela UFRJ (COPPE, em 2002), e possui dez anos de atuação como administrador, em organizações de diferentes perfis, como o Grupo Pão de Açúcar, o Museu de Arte Moderna de São Paulo, a Cidade Escola Aprendiz (COMGÁS) e outras, atuando tanto em áreas de gestão de pessoas quanto financeira. Há cerca de três anos é gerente institucional do GIFE – organização da sociedade civil de interesse público que reúne investidores sociais privados do Brasil. Coordenou em 2009 a publicação da primeira edição do Guia das Melhores Práticas de Governança para Fundações e Institutos Empresariais.

Organizações que estiverem interessadas em promover uma edição do Curso Ferramentas de Gestão customizada, podem contratar o formato IN COMPANY, conheça o trabalho!

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional

Translate »