Curso ensina planejamento de Comunicação e Marketing para ONGs
Por: GIFE| Notícias| 02/07/2010Judi Cavalcante, jornalista graduado pela PUC/SP e especialista em gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas pela ECA/USP. Prestou consultoria para diversas instituições do terceiro setor, entre elas Ashoka Empreendedores Sociais, Aliança Capoava, Fundação Avina e Fundação Tide Setubal, organização na qual exerceu a coordenação de comunicação e gestão de 2005 a 2008. Atualmente também leciona na FGV.
30 e 31 de julho
Consultora: Rosana Kisil é mestre em Administração de Empresas pela Escola de Administração de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, Engenheiro Agrônoma pela Universidade de São Paulo, consultora para processos de desenvolvimento organizacional e comunitário, planejamento estratégico e fortalecimento de Conselhos em Organizações Sem Fins Lucrativos, consultora para processos de construção de sustentabilidade em Empresas, docente em Cursos de Especialização em Terceiro Setor e Planejamento vinculados a Universidades e autora do “Manual de Elaboração de Projetos e Propostas para Organizações da Sociedade Civil” (Global:2001)
Módulo 4 – Planejamento Estratégico
13 e 14 de agosto
Consultor: Antonio Luiz de Paula e Silva é associado ao Instituto Fonte, mestre em Administração pela FEA/USP (2001), engenheiro agrônomo pela ESALQ/USP (1985), desde 1989 trabalha com projetos de desenvolvimento social.
Módulo 5 – Sustentabilidade e Mobilização de Recursos
17 e 18 de setembro
Consultor: João Paulo Altenfelder é sócio da S.E.I – Sustentabilidade, Estratégia, Inovação, consultoria com foco na criação e implantação de modelos de negócios sustentáveis com ênfase na gestão de relacionamentos com stakeholders estratégicos.
Módulo 6 – Gestão de projetos Culturais
29 e 30 de outubro
Consultor: Leonardo Brant é consultor, pesquisador de políticas culturais. Presidente da Brant Associados, responsável pelo desenho do investimento privado de empresas como Avon, Bombril, Comgás, Fundação Vale, Instituto Vivo, entre outras. Autor do livro O Poder da Cultura, entre outros e editor do site Cultura e Mercado. Fundou e presidiu o Instituto Pensarte (Brasil) e Divercult (Espanha). Foi vice-presidente da International Network for Cultural Diversity de 2002 a 2006, com destacada atuação em torno da Convenção da Unesco para a Diversidade Cultural. É um dos fundadores do CEMEC – Centro de Estudos de Mídia Entretenimento e Cultura. Em abril de 2007 foi condecorado com a medalha de vermeil pela Academia de Artes Ciências e Letras da França.
Módulo 7 – Gestão organizacional, administrativa e financeira de organizações sociais
26 e 27 de novembro
Consultor: Eleno Gonçalves Jr. é formado em administração de empresas pela EAESP/FGV (1999), especializou-se em Gestão de Iniciativas Sociais pela UFRJ (COPPE, em 2002), e possui dez anos de atuação como administrador, em organizações de diferentes perfis, como o Grupo Pão de Açúcar, o Museu de Arte Moderna de São Paulo, a Cidade Escola Aprendiz (COMGÁS) e outras, atuando tanto em áreas de gestão de pessoas quanto financeira. Há cerca de três anos é gerente institucional do GIFE – organização da sociedade civil de interesse público que reúne investidores sociais privados do Brasil. Coordenou em 2009 a publicação da primeira edição do Guia das Melhores Práticas de Governança para Fundações e Institutos Empresariais.