Curso ensina planejamento estratégico para organizações sociais

Por: GIFE| Notícias| 15/04/2011
Disponibilizar um conjunto de ferramentas para o processo de planejamento, do monitoramento e da comunicação dos resultados, para serem utilizadas na gestão de organizações. Este é um dos objetivos do segundo módulo da edição 2011 do Curso Ferramentas de Gestão, no Rio de Janeiro, que será realizado nos dias 28 e 29 de abril.
Promovido com apoio do Instituto Coca-Cola e apoio na divulgação do Instituto Desiderata e Instituto Invepar, o curso, Instrumental e modular, é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem está em busca de conteúdo que agregue mais eficiência à criação e ao gerenciamento de projetos sociais.
Assim, o programa é recomendado para gestores de organizações da sociedade civil operadoras ou financiadoras, gestores de áreas de responsabilidade social corporativa e consultores com atuação ou interesse na área.
Para ministrá-lo, foi convidado o consultor João Paulo Altenfelder, professor convidado do MBA Executivo Internacional FIA para o módulo de Desenvolvimento Sustentável; do curso de extensão GVPEC da Fundação Getúlio Vargas e; do curso de extensão de Responsabilidade Social Corporativa da área de Economia da UNICAMP (veja biografia completa)

Conteúdo
* A importância da análise de contexto para o processo de planejamento estratégico
* Conceito de planejamento estratégico e referências dos principais modelos disponíveis para a sua elaboração
* A estrutura de um planejamento estratégico, seu monitoramento e avaliação
* Legitimidade e credibilidade no processo do planejamento estratégico: como envolver e comunicar
* Oficina aplicativa
Informações
Esta edição do Ferramentas de Gestão do Rio de Janeiro, serão quatro módulos (dois dias das 9h às 17h), que acontecem sempre às segundas e terças ou quintas e sextas-feiras, totalizando 56 horas.
Os interessados podem optar por módulos avulsos ou pacotes, o que permite ao aluno construir seu plano de estudo de acordo com seu interesse e necessidade de aprendizagem.
“Os módulos são conduzidos por consultores com ampla experiência nas suas respectivas áreas e afinados com a perspectiva do GIFE sobre o campo social. O curso traz uma combinação de conceitos fundamentais e conteúdos práticos sobre temas relevantes para gestores de projetos sociais e profissionais interessados em ampliar seu conhecimento sobre o terceiro setor”, afirma o gerente da área de Conhecimento do GIFE, André Degenszajn.
As experiências dos participantes do curso e dos palestrantes convidados são utilizadas nas aulas expositivas. Desta forma, são apresentados e discutidos projetos concluídos ou em fase de desenvolvimento, potencializando as experiências e explorando os mais diversos recursos.
As inscrições são feitas exclusivamente na seção Cursos GIFE do site www.gife.org.br, onde estão disponibilizadas as informações completas sobre conteúdo, consultores e valores. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo tel. (11) 3816 1209 ramal 56, ou pelo e-mail: [email protected].
O curso ocorre na sede do Instituto Coca-Cola Brasil, localizado na Praia do Botafogo, 374 – 13º andar.
Administração e Finanças para OSCs
12 e 13 de maio
Consultor:
Eleno Gonçalves Jr.
Elaboração e Avaliação de Projetos Sociais
30 de junho e 01 de julho
Consultora:
Thereza Christina Holl Cury
Mobilização de Recursos para OSCs
15 e 26 de agosto
Consultor
Marcelo Estraviz Rodrigues

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional