Curso Extensivo de Formação em Mobilização de Recursos na prática

Por: GIFE| Notícias| 28/01/2011

O treinamento Mobilização de Recursos na prática – Curso Extensivo irá acompanhar os participantes no desenvolvimento da prática cotidiana de seus trabalhos. Serão apresentadas ferramentas e técnicas específicas para as atividades do captador de recursos. Durante as aulas, ministradas mensalmente aos sábados, os alunos receberão materiais dirigidos à sua organização, além de apostilas e documentos de referência.

O curso busca ser uma oportunidade para aqueles que pretendem aprimorar a prática por meio da atualização de seus conhecimentos e do intercâmbio de experiências entre organizações. A coordenação pedagógica do programa é realizada por Marcelo Estraviz, presidente da Associação Brasileira de Captadores de Recursos – ABCR e conselheiro de diversas entidades do Terceiro Setor.

O curso é voltado para profissionais que trabalham ou que estão em vias de trabalhar na mobilização de recursos em ONGs, associações civis e fundações do Terceiro Setor. Para participar é preciso ser graduado ou graduando em qualquer área do conhecimento; experiência profissional ou voluntária na área de mobilização de recursos e envio de relato sucinto contendo “situação-problema” da organização em que atua.

Conteúdo programático:
O participante sairá de cada aula com ferramentas para trabalhar o tema proposto no decorrer do mês. A primeira parte das aulas será para apresentações e discussões práticas. Cada mês terá o tema mais adequado ao período do ano em que ocorrem comumente tais atividades apresentadas:

Fevereiro 26
Planejamento estratégico em captação de recursos

Março 12
Campanhas de captação com indivíduos

Abril 16
Organização de eventos de captação

Maio 21
Recursos públicos e Sistema de convênios (SICONV)

Junho 18
Projetos para recursos internacionais

Julho 30
Plano de captação de recursos com empresas

Agosto 20
O papel do conselho consultivo na captação de recursos

Setembro 17
Técnicas de negociação

Outubro 22
Coaching em captação de recursos

Novembro26
Avaliação de campanha e planejamento anual.

Data e Local :
São Paulo
26 de fevereiro a 26 de novembro de 2011 – Sábados
Auditório Engº João Francisco Zeppelini (São Paulo-SP)
Rua Bela Cintra, 178 • Consolação (Centro)
São Paulo/SP • CEP 01415-000

Coordenação Pedagógica :
Marcelo Estraviz
Empreendedor social, palestrante e escritor. É presidente da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e da associação de ex-alunos do Colégio Miguel de Cervantes; conselheiro das ONGs Trópis e Descentro; e embaixador da iniciativa The Hub no Brasil. É coautor do livro “”Captação de diferentes recursos para organizações da sociedade civil””. Atua na área governamental, ocupando posições de direção em instituições e projetos ligados à Prefeitura, ao Estado de São Paulo e à União Europeia.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional