Curso Ferramentas de Gestão chega ao Nordeste e é oferecido pela primeira vez em Natal (RN)

Por: GIFE| Notícias| 04/01/2005

Já estão abertas as inscrições para o Curso Ferramentas de Gestão em Natal (RN). Realizado em parceria com o Natal Voluntários, esta é a primeira vez que a capacitação é oferecida no nordeste do país.

“”Essa parceria reflete um dos nossos princípios de trabalhar em conjunto, procurando potencializar as competências dos diversos atores em prol do desenvolvimento social. O GIFE oferece um dos melhores cursos nessa área””, afirma Mônica Mac Dowell, diretora presidente do Natal Voluntários.

Ela conta que a organização trabalha há três anos na sensibilização das empresas para uma gestão socialmente responsável nos moldes defendidos pelo Instituto Ethos, para um investimento social privado baseado nos conceitos do GIFE e para o desenvolvimento de programas de voluntariado empresarial. “”Hoje, as empresas estão respondendo positivamente a essas questões e começam a pensar em investimentos sociais baseados em resultados. Portanto, consideramos que o momento é bastante oportuno para oferecermos um curso que disponibilize aos profissionais de empresas e do terceiro setor ferramentas que lhes possibilitem investir bem.””

Todo o processo de inscrição é feito eletronicamente, no site do GIFE (www.gife.org.br/curso.php). Os alunos que se inscreverem em todos os módulos têm desconto especial de 10% e podem parcelar o valor em até três vezes. Para os demais, os valores dos módulos podem ser pagos à vista ou parcelados em duas vezes. Os pagamentos podem ser feitos via boleto bancário com vencimento em 2 dias (à vista) ou por cartão de crédito Visa ou Mastercard (à vista ou parcelado). Os valores incluem material de apoio, intervalos para o café (coffee breaks) e certificado de participação.

Além da chegada ao Nordeste, outra novidade do curso em Natal é a realização de novos módulos, como Governança e desenvolvimento de conselhos em organizações sociais, Desenvolvimento de lideranças para gestão social e Gestão de parcerias e alianças. Eles foram escolhidos pela equipe do Natal Voluntários, de acordo com as necessidades das organizações do terceiro setor da região.

Metodologia – O Curso Ferramentas de Gestão oferece instrumentos gerenciais para uma atuação social mais sólida e efetiva de instituições sem fins lucrativos, tendo sido responsável pela capacitação de mais de 650 profissionais desde sua criação, em 2001. O programa fornece um panorama geral sobre a evolução na gestão das organizações da sociedade civil no Brasil, disponibiliza um conjunto de ferramentas e promove o intercâmbio de experiências, especialmente com a difusão daquelas desenvolvidas pela rede GIFE.

“”A capacitação profissional é importante para qualquer área e no terceiro setor não deve ser diferente. Os problemas sociais são grandes, os recursos são escassos e a profissionalização possibilita otimizar recursos e buscar resultados efetivamente transformadores. Não se pode mais desperdiçar os recursos investidos no social sem um planejamento, sem se buscar resultados e sem unir competências””, avalia Mônica.

Expositivas, as aulas envolvem conteúdos interativos, discussão sobre projetos concluídos ou em fase de desenvolvimento, análise de casos e dinâmicas de grupos, tomando como base a aplicação das ferramentas específicas de gestão apresentadas e simulando situações práticas do seu uso.

O quadro de professores do Curso Ferramentas de Gestão é formado por especialistas da rede de relacionamento do GIFE, todos com formação ou atuação em renomadas universidades brasileiras e com destacados trabalhos no terceiro setor. Eles participaram do aperfeiçoamento e da ampliação da grade curricular, resultado da avaliação contínua feita pelos participantes.

Parceiro local – Criado em 2000, o Natal Voluntários nasceu a partir do Programa Voluntários do Conselho do Comunidade Solidária. Sua missão é ajudar pessoas, organizações e empresas a contribuírem efetivamente na melhoria da qualidade de vida do Rio Grande do Norte, fortalecendo e promovendo a ação voluntária e o investimento social privado.

A partir de seus programas e projetos, a organização facilita o acesso de voluntários a ações que beneficiem a sociedade, identifica e qualifica os espaços de participação em comunidades e organizações da sociedade civil e estimula o investimento social responsável de empresas e o desenvolvimento do voluntariado empresarial.

Um dos principais reconhecimentos ao trabalho da instituição ocorreu em dezembro último. O Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV), em associação com UN-Habitat e a Iniciativa Interamericana de Capital Social, Ética e Desenvolvimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), concedeu o Prêmio Cidade com Coração ao Natal Voluntários, à Prefeitura de Natal e ao Governo do Rio Grande do Norte.

A iniciativa reconhece as destacadas conquistas envolvendo os cidadãos da capital do estado em ações de voluntariado para projetos de desenvolvimento urbano, especialmente os voltados ao cumprimento dos Objetivos do Milênio. Além de Natal, outras quatro cidades latino-americanas conquistaram o prêmio: Bogotá (Colômbia), Esmeraldas (Equador), Tegucigalpa (Honduras) e Falmouth (Jamaica).

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional