Curso forma conselheiros em direitos humanos

Por: GIFE| Notícias| 23/01/2006

A Ágere Cooperação em Advocacy, em parceria com a Secretaria Especial dosDireitos Humanos da Presidência da República – SEDH/PR, realizará o cursoFormação de Conselheiros em Direitos Humanos . Desenvolvida desde 2004, a iniciativa é voltada para militantes de direitos humanos, membros de organizações não-governamentais e gestores públicos.

O objetivo é capacitar gratuitamente atores sociais na formulação de estratégias, definição de planos e execução de projetos que visem a promoção e proteção dos direitos humanos em todo Brasil, com ênfase nos municípios e micro-regiões.

Os alunos do curso têm acesso a conhecimentos voltados para Teoria Geral e Direito Internacional dos Direitos Humanos; Direitos Humanos na Constituição de 1988 e Direitos Humanos na Prática. Também fez parte das atividades a elaboração de um projeto e um levantamento de dados acerca das condições de direitos humanos no município onde o aluno reside.

O curso também trará conhecimentos voltados às temáticas específicas dos conselhos de direitos humanos, do idoso, mulher, portador de deficiência, criança e do adolescente, igualdade racial e combate à discriminação. Com o se trata de uma iniciativa de educação à distância, o aluno define seus horários e conta com o acompanhamento de supervisores graduados.

Nos últimos anos foi disponibilizado na web um levantamento de dados produzidos por ex-alunos, que envolvem temas como discriminação, violência, tortura e condições de atendimento em algumas instituições. O banco de dados pode ser acessado no site da iniciativa.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site da Ágere

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional