Curso gratuito de Avaliação Olfativa para Deficientes Visuais

Por: GIFE| Notícias| 13/05/2011

A Fundação Dorina Nowill oferece um curso inédito e gratuito de Avaliação Olfativa para Deficientes Visuais. A capacitação é voltada a pessoas cegas e com baixa visão, e podem participar jovens, entre 18 e 28 anos, que já concluíram ou estão cursando o ensino médio.

“As expectativas são boas, pois pode representar uma carreira nova a esse público”, afirma Edson Defendi, coordenador de empregabilidade e de projetos especiais da Dorina Nowill para Cegos.
Universo e linguagem olfativa, famílias olfativas, história da perfumaria, entre outros temas serão discutidos em sala de aula. O curso conta ainda com uma série de atividades pedagógicas, como: visitas ao Jardim Botânico, ao Mercado Municipal, ao Museu do Perfume. A ideia é que o aluno vivencie e apure o universo do olfato. Os alunos também vão receber orientação profissional focada em questões do mercado de trabalho.
O curso tem o objetivo principal capacitar jovens com deficiência visual para atuarem no mercado de perfumaria para exercerem a função de avaliador olfativo ou no controle de qualidade da produção de perfumes e outros cosméticos. Pretende ainda preparar o aluno para atuar em treinamentos, vendas desses produtos e para a participação de painéis olfativos.
É importante os candidatos terem independência de mobilidade e autonomia para participar das atividades propostas. Também é necessário que eles não recebam nenhum tipo de assistência ou benefício do governo que o impeça de ingressar no mercado formal de trabalho.
Dividido em dois módulos, a capacitação possui duração de 360 horas/aula. O primeiro, com duração de um ano, aborda o ensino teórico e prático sobre os temas relacionados à perfumaria e ao mercado de trabalho. O segundo, com duração de seis meses, será dedicado ao estágio em empresas para aprimorar as habilidades olfativas do aluno. O projeto terá duração de quatro anos. Serão formadas cinco turmas, com a previsão de capacitar de 50 a 75 jovens com deficiência visual.

Serviço:

O processo seletivo será realizado a partir de 20/5 de maio com entrevistas para avaliar o interesse e as habilidades dos candidatos. As pessoas com deficiência visual que se interessam pela capacitação podem se inscrever pelo telefone (11) 5087-0959 ou e-mail empregabilidade@fundacaodorina .org.br
Fundação Dorina Nowill para Cegos www.fundacaodorina.org.br

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional