Curso gratuito de especialização gestão cultural

Por: GIFE| Notícias| 15/08/2009

O Observatório Itaú Cultural e a Cátedra Unesco em Gestão Cultural da Universidade de Girona, na Espanha, abriram inscrições para o seu curso de especialização em gestão cultural, com o apoio da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). Gratuita, a iniciativa conta com 35 vagas e será realizada entre setembro de 2009 e julho de 2010, com módulos presenciais e virtuais.

O curso é voltado para graduados em ciências humanas (artes, literatura, sociologia, história, antropologia, direito, administração, economia etc.) e para profissionais com nível superior de qualquer área com experiência em instituições culturais (museus, centros de cultura, secretarias e ministérios, institutos culturais etc.).

Trata-se de um curso de alto nível orientado pela ideia de gestão cultural entendida não como sucessão de atos rotineiros de administração, mas como conjunto de iniciativas inovadoras e criadoras a tomar para que os destinatários daação cultural inventem seus próprios fins culturais. Assim, por sua programação, é possível ver que o curso orienta a gestão da cultura no contexto da sociedade contemporânea com ênfase nos temas do conhecimento, da inovação e da sustentabilidade e por meio da cultura e das políticas culturais.

Os princípios que norteiam a iniciativa estão na política cultural comparada a partir da experiência concreta de gestores convidados e da reflexão sobre os principais problemas e as principais soluções encontrados na prática da gestão cultural.

A coordenação do curso fica a cargo dos professores doutores Teixeira Coelho (do Itaú Cultural) e de Alfons Martinell ( da Universidade de Girona).

As inscrições vão até 31 de agosto de 2009 com o preenchimento de formulário on-line. Após o preenchimento da ficha de inscrição, será enviado ao e-mail do candidato um número de cadastro e informações para o envio, novamente por e-mail, dos documentos necessários à seleção: currículo e carta de intenção de uma lauda.

Para saber mais sobre os professores, horários e estrutura do curso e modo de Coordenação, acesse: http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2688&cd_materia=1072

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional