Curso mostra panorama global da RSE e do desenvolvimento sustentável

Por: GIFE| Notícias| 16/02/2009

O curso Indicadores Ethos de Responsabilidade Social das Empresas – Diagnóstico e Planejamento para a Gestão Socialmente Responsável tem por objetivo capacitar os gestores para que realizem a autoavaliação das práticas de sustentabilidade e RSE. A primeira turma assistirá as aulas nos dias 9 e 10 de março, em São Paulo.

O ensino apresenta um panorama da RSE e do desenvolvimento sustentável no Brasil e no mundo, demonstra a importância do engajamento das partes interessadas e as ferramentas de gestão que auxiliam na incorporação da sustentabilidade na gestão das empresas. Para a realização do diagnóstico e planejamento da gestão socialmente responsável, o curso foca no conhecimento dos Indicadores Ethos de RSE.

Desde sua criação, no ano de 2000, os Indicadores Ethos são utilizados por um número cada vez maior de empresas e vêm se destacando como a principal ferramenta de diagnóstico, planejamento e monitoramento das práticas de sustentabilidade e responsabilidade social das empresas e para o engajamento de suas partes interessadas.

Os Indicadores Ethos abrangem os temas: Valores, Transparência e Governança; Público Interno; Meio Ambiente; Fornecedores; Consumidores e Clientes; Comunidade; e Governo e Sociedade.

Os objetivos são capacitar os participantes para a utilização dos Indicadores Ethos de RSE como ferramenta de gestão para o diagnóstico da situação atual da empresa, em relação aos temas da RSE, e para produzir referências que contribuam para a inserção da agenda da RSE no planejamento estratégico e planos de ação da organização; orientar os participantes para a construção dos processos de conscientização e mobilização da empresa para os temas da RSE; e estimular a reflexão, o diálogo e a criatividade dos participantes, motivando-os para o aprimoramento da gestão da RSE em suas empresas, a partir da utilização dos Indicadores Ethos de RSE.

O ensino é destinado a empresários, gestores de empresas, executivos, consultores e profissionais desejosos de se tornarem agentes de mudança nas suas organizações, atuando na transformação do modelo de gestão atual em um modelo alinhado com os princípios da responsabilidade corporativa e da sustentabilidade empresarial.

Os conteúdos são: Alinhamento conceitual (Desenvolvimento Sustentável; Sustentabilidade Empresarial; Responsabilidade Social Empresarial; Partes Interessadas; e Gestão Estratégica da RSE); Modelo PDCA e os Indicadores Ethos; Histórico, estrutura, conteúdo e metodologia dos Indicadores Ethos de RSE; Plataforma, sistema e base de operação dos Indicadores Ethos de RSE; Princípios e premissas para condução do processo de implementação dos Indicadores Ethos; Estudo de caso e relato empresarial sobre a utilização dos Indicadores Ethos; e Estrutura e orientação para compreensão e utilização do Relatório dos Indicadores de RSE.

A duração do curso é de 16 horas (dois dias consecutivos), das 9h às 18h, em São Paulo/SP. Mais informações podem ser obtidas com a Graziela pelo telefone (11) 3897-2454, ou pelo e-mail [email protected]. As turmas estão divididas nas seguintes datas: 9 e 10 de março; 1 e 2 de junho; 6 e 7 de agosto; e 5 e 6 de outubro.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional