Curso sobre cenário social e legislação do 3º setor encerra inscrições

Por: GIFE| Notícias| 21/05/2010

As inscrições para o módulo Cenário Social e Legislação para o Terceiro Setor do curso instrumental Ferramentas de Gestão, em São Paulo, encerram-se no ´próximo dia 16 de junho. Realizado com o apoio do Instituto Itau Cultural, o curso será promovido nos dias 18 e 19 de junho.

Esse primeiro módulo, de uma série de seis, busca ampliar a visão sobre o processo histórico de envolvimento e participação da sociedade civil no desenvolvimento social do país, e disponibilizar as principais bases legais que regulamentam as organizações do terceiro setor.

“”A proposta do curso é atender à crescente demanda por conhecimento e profissionalização das ações sociais desenvolvidas pelas organizações do terceiro setor e pela iniciativa privada”, explica o gerente da área de Conhecimento do GIFE, André Degenszajn.

Os interessados podem optar por módulos avulsos ou pacotes, o que permite ao aluno construir seu plano de estudo de acordo com seu interesse e necessidade de aprendizagem
Os professores do módulo serão Eduardo Szazi, advogado, consultor jurídico do GIFE e autor do livro Terceiro Setor – Regulação no Brasil (GIFE e Editora Peirópolis, 2000). Foi integrante do Grupo de Trabalho de Reforma do Marco Legal do Terceiro Setor na gestão de Fernando Henrique Cardoso.
Ao seu lado, ministrará a aula Fernando Rossetti, que além de ser secretário-geral do GIFE, é chairman da Wings (Worldwide Initiatives for Grantmakers Support), comentarista do Canal Futura desde 1997, Synergos Senior Fellow e líder-parceiro Avina.
“Os módulos são conduzidos por consultores com ampla experiência nas suas respectivas áreas e afinados com a perspectiva do GIFE sobre o campo social. O curso traz uma combinação de conceitos fundamentais e conteúdos práticos sobre temas relevantes para gestores de projetos sociais e profissionais interessados em ampliar seu conhecimento sobre o terceiro setor”, afirma Degenszajn.
O curso ocorre na sede do Instituto Itaú Cultural, na Av. Paulista 149, em São Paulo – SP (em frente à estação Brigadeiro do Metrô).
As inscrições devem ser feitas exclusivamente na seção Cursos GIFE, deste site, onde estão disponibilizadas as informações completas sobre conteúdo, consultores e valores. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo tel. (11) 3816 1209, ramal 19, ou pelo e-mail: [email protected].
Conheça a programação para os próximos módulos:
Módulo 2 – Elaboração e Avaliação de Projetos Sociais
2 e 3 de julho
Consultora: Simone Coelho, socióloga com doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), é Diretora Presidente do IDECA – Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e de Ação Comunitária.

Módulo 3 – Comunicação e Marketing para OSC
23 e 24 de julho
Consultor: Judi Cavalcante é jornalista graduado pela PUC/SP e especialista em gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas pela ECA/USP. Já atuou na gestão do GIFE e atualmente também leciona na FGV.

Módulo 4 – Planejamento Estratégico
13 e 14 de agosto
Consultor: Antonio Luiz de Paula e Silva é associado ao Instituto Fonte, mestre em Administração pela FEA/USP (2001), engenheiro agrônomo pela ESALQ/USP (1985), desde 1989 trabalha com projetos de desenvolvimento social.

Módulo 5 – Sustentabilidade e Mobilização de Recursos
17 e 18 de setembro
João Paulo Altenfelder é sócio da S.E.I – Sustentabilidade, Estratégia, Inovação, consultoria com foco na criação e implantação de modelos de negócios sustentáveis com ênfase na gestão de relacionamentos com stakeholders estratégicos.

Módulo 6 – Gestão de política cultural
29 e 30 de outubro
Consultor: Leonardo Brant é consultor, pesquisador de políticas culturais.
Presidente da Brant Associados, responsável pelo desenho do investimento
privado de empresas como Avon, Bombril, Comgás, Fundação Vale, Instituto Vivo,
entre outras. Autor do livro O Poder da Cultura, entre outros e editor do site
Cultura e Mercado. Fundou e presidiu o Instituto Pensarte (Brasil) e Divercult
(Espanha).

Módulo 7 – Gestão organizacional, administrativa e financeira de organizações sociais
26 e 27 de novembro
Eleno Gonçalves Jr. é gerente de Relações Institucionais do GIFE.

Organizações que estiverem interessadas em promover uma edição do Curso Ferramentas de Gestão customizada, podem contratar o formato IN COMPANY, conheça o trabalho!

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional