Curso traz ferramentas para elaborar e avaliar projetos sociais

Por: GIFE| Notícias| 10/06/2011

Entender a importância da construção de projetos bem articulados com as necessidades sociais e com indicadores de avaliação de resultados desde o início planejados, ao mesmo tempo em que se identifiquem ferramentas para isso. Esse é um dos propósitos do quinto módulo do curso instrumental Ferramentas de Gestão 2011, edição São Paulo, que será realizado nos dias 11 e 12 de agosto (das 9h às 18h).

Realizado com o apoio do Instituto Itaú Cultural, o módulo Elaboração e Avaliação de Projetos Sociais, mostrará como essas práticas são essenciais para o aprimoramento de projetos sociais e enquanto mecanismo para a transparência da gestão de projetos. Por isso, o curso é recomendado para gestores de organizações da sociedade civil operadoras ou financiadoras, gestores de áreas de responsabilidade social corporativa e consultores com atuação ou interesse na área.

Para ministrar o módulo, foi convidada a consultora Simone Coelho, diretora Presidente do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e de Ação Comunitária (IDECA), organização que realiza pesquisas e avaliações de projetos sociais. Socióloga com doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo – USP, já trabalhou para a Secretarias de Estado da Educação de São Paulo, a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, a Secretaria de Estado da Habitação de São Paulo, a Fundação do Desenvolvimento Administrativo de São Paulo – FUNDAP.

“Os módulos são conduzidos por consultores com ampla experiência nas suas respectivas áreas e afinados com a perspectiva do GIFE sobre o campo social. O curso traz uma combinação de conceitos fundamentais e conteúdos práticos sobre temas relevantes para gestores de projetos sociais e profissionais interessados em ampliar seu conhecimento sobre o terceiro setor”, afirma o gerente institucional do GIFE, Eleno Gonçalves Jr.

Conteúdo
* Instrumental para elaboração de projetos
* Processos avaliativos: conceituação
* Os diferentes tipos de avaliação
* Estratégias para elaboração de um projeto avaliativo
* Indicadores de avaliação de processo e resultado

As inscrições devem feitas exclusivamente na seção Cursos GIFE deste site, onde estão disponibilizadas as informações completas sobre conteúdo, consultores e valores. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo tel. (11) 3816 1209 ramal 56, ou pelo e-mail: [email protected] .

Organizações que estiverem interessadas em promover uma edição do Curso Ferramentas de Gestão customizada, podem contratar o formato IN COMPANY.

Próximos módulos
Módulo 6 – Mobilização de Recursos para Organizações da Sociedade Civil
Data – 18 e 19 de Agosto
Consultor
João Paulo Altenfelder

Módulo 7 – Comunicação e Marketing para Organizações da Sociedade Civil
Data – 29 e 30 de Setembro
Consultores
Ismael Rocha
Judi Cavalcante

Módulo 8 – Negócios Sociais e Empreendedorismo
Data – 17 e 18 de Outubro
Consultora
Vivianne Naigeborin
Módulo 9 – Gestão do Investimento Social Privado em Cultura
Data -28 e 29 de Novembro
Consultores
Leonardo Brant
José Mauricio Fittipaldi

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional