Cursos buscam fortalecer setor social localmente

Por: GIFE| Notícias| 18/07/2011

Com o objetivo de fortalecer a atuação de investidores e organizações sociais, o GIFE levará a Brasília (DF) e Recife (PE) seis módulos de seu curso instrumental Ferramentas de Gestão, no segundo semestre de 2011. A realização de atividades fora do eixo Rio-São Paulo (há também módulos sendo realizados em Salvador) está inserida em uma estratégia mais ampla de nacionalização do GIFE, aliada ao estímulo para uma maior profissionalização do setor social brasileiro.

“Os módulos são conduzidos por consultores com ampla experiência nas suas respectivas áreas e afinados com a perspectiva do GIFE sobre o campo social. O curso traz uma combinação de conceitos fundamentais e conteúdos práticos sobre temas relevantes para gestores de projetos sociais e profissionais interessados em ampliar seu conhecimento sobre o terceiro setor”, afirma o gerente de Conhecimento e Articulação do GIFE, Andre Degenszajn.

Cada um das cidades abrigará três módulos do Ferramentas. Em Brasília, onde o curso é apoiado pelo Instituto Sabin e com parceria na divulgação da Fundação Banco do Brasil e da ANDI Comunicação e Direitos Humandos, foram escolhidos os módulos Planejamento Estratégico (4 e 5 de outubro), Legislação para o Terceiro Setor e Gestão de Incentivos Fiscais (26 e 27 de outubro) e Elaboração e Avaliação de Projetos Sociais (22 e 23 de novembro). Veja programa completo e consultores.

“O Instituto Sabin apoia o curso do GIFE porque, além de associado, compreende que compartilha afinidades e valores relevantes no campo socioambiental. A intenção de estabelecer esta parceria para trazer estes módulos para Brasília está fundamentada na convicção de que o GIFE pode colaborar para a estruturação do terceiro setor na região”, avalia o gerente executivo do instituto.

Segundo ele, a iniciativa pode fortalecer o setor localmente na medida em que abre espaço para a abordagem de temas importantes e oportunizará a troca de experiências entre profissionais atuantes. “O Instituto Sabin cumpre um papel importante para facilitar este processo, de troca, de encontro e de formação”, crê.

Já em Recife, com apoio na divulgação da Ação Empresarial e da Aliança Interage, foram selecionados os módulos de Comunicação e Marketing para Organizações da Sociedade Civil (31 de Agosto), Legislação para o Terceiro Setor e Gestão de Incentivos Fiscais (1 de setembro) e Mobilização de Recursos para Organizações da Sociedade Civil (2 de setembro). Clique aqui, para mais informações.
“Recife é um importante centro de organizações da sociedade civil, particularmente ligadas à defesa dos direitos humanos. Estas são muito articuladas e têm assumido protagonismo nos debates sobre a sustentabilidade financeira da sociedade civil no Brasil”, explica o gerente de Conhecimento e Articulação do GIFE, Andre Degenszajn.
A realização dos módulos do curso Ferramentas de Gestão em Recife, de acordo com Degenszajn, busca, assim, contribuir para o fortalecimento desse movimento, oferecendo oportunidade às organizações que atuam no campo social de acesso a conteúdos fundamentais para a sua atuação.

“O GIFE espera, ainda, que o conhecimento acumulado dessas organizações amplie o desenvolvimento dos cursos, fortalecendo as discussões e propiciando um ambiente de aprendizado mútuo”, acredita.

Visão
A realização de cursos fora do eixo Rio-São Paulo está inserida em uma estratégia mais ampla de nacionalização do GIFE, sustentada pela visão estratégica da organização de ampliação da abrangência do investimento social privado. “Ao estar mais presente em outras regiões, o GIFE espera conhecer mais de perto e aprender com a diversidade de experiências e práticas desenvolvidas por organizações nesses estados”, afirma Degenszajn.

Trata-se, assim, do esforço do grupo em colocar em prática as ações promovidas pela Visão do Investimento Social Privado para 2020, apresentada pelo GIFE, no início do ano passado. Nela, deixa-se claro quais são os desafios, as principais linhas de ação e os indicadores propostos para o aprimoramento e expansão do setor no Brasil para a próxima década, que o torne relevante e legítimo, abrangendo diversos temas, regiões e públicos, formado por um conjunto sustentável e diversificado de investidores.

A visão para o setor foi elaborada a partir de três grandes eixos temáticos:
– Relevância e Legitimidade
– Abrangência (temática e geográfica)
– Diversidade de investidores

O segundo eixo, o da Abrangência, tem como base o fato de que o investimento social de origem privada está concentrado tanto regionalmente como tematicamente. “Por um lado, o investimento está centralizado no Sudeste e no Sul do Brasil. De outro, há temáticas mais consensuais – como educação, saúde, cultura e juventude – que deixam alguns assuntos e públicos descobertos”, acredita o secretário-geral do GIFE, Fernando Rossetti.

Faça sua inscrição para o curso Ferramentas de Gestão em Brasília, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, na seção cursos do site, onde você poderá encontrar também a programação completa, investimento e endereços.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional