Cursos gratuitos oferecem caminhos para o acolhimento e a recuperação das aprendizagens de estudantes

Por: Fundação Itaú Social| Notícias| 27/06/2022

Como forma de responder aos novos desafios educacionais trazidos pela pandemia de Covid-19, gestores escolares têm procurado alternativas para promover o acolhimento e a recuperação das aprendizagens de crianças e adolescentes. Entre as opções oferecidas para apoiar nesse processo está o percurso de formação Recuperação das Aprendizagens, disponível gratuitamente no Polo, ambiente de formação do Itaú Social.

A formação oferece seis cursos contendo estratégias e ferramentas pedagógicas para potencializar o planejamento educacional da rede e das escolas. Cada curso pode ser feito de forma independente, mas existe uma relação sequencial entre as formações, uma vez que as temáticas se complementam.

“O percurso foi pensado a partir do que seria a maior necessidade das redes públicas de educação, oferecendo subsídios e ferramentas ao educador. Os gestores são orientados a realizarem um planejamento que visa olhar para a criança buscando entender como ela está e como a escola garante o processo de aprendizagem”, explica a gerente de Implementação do Itaú Social, Tatiana Bello.

A supervisora dos Anos Iniciais na Secretaria Municipal de Congonhas (MG), Antonella Arges, participou da trilha formativa com o objetivo de garantir o acolhimento das equipes escolares, famílias e estudantes; de fazer um diagnóstico aprofundado da oferta de ensino; e planejar ações de recuperação de aprendizagens.

“Essa formação me ajudou a organizar e planejar pautas de trabalho com as equipes das escolas considerando o replanejamento e acompanhamento das aprendizagens. Garantir a continuidade das trajetórias escolares”, conta a supervisora.

Produzidos em parceria com a Comunidade Educativa CEDAC, cada curso tem duração de quatro horas, exceto o “Busca Ativa”, com duas horas e parceria da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) e UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

Confira os cursos:

Necessidade da recuperação

A pesquisa “Educação não presencial na perspectiva dos estudantes e suas famílias” mostrou que 28% dos entrevistados identificam a necessidade de promoção de programas de reforço e recuperação de aprendizagem, especialmente para as matérias de matemática (71%), língua portuguesa (70%), ciências (62%) e história (60%). O levantamento foi realizado em dezembro de 2021 pelo Datafolha a pedido do Itaú Social, da Fundação Lemann e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Em resposta a este desafio, 77% das secretarias municipais de educação estão elaborando propostas para a recuperação das aprendizagens. Deste número, 69% disseram que realizam, ou vão realizar, atividades dentro do turno escolar; e 54% têm, ou terão, atividades presenciais no contraturno. Os dados são da sétima onda da pesquisa Undime, divulgada em abril deste ano.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional