Debate e publicação mostram reforma educativa que deu certo

Por: GIFE| Notícias| 30/07/2009

A Fundação Itaú Social e o Instituto Fernand Braudel lançarão no próximo dia 3 a publicação A Reforma Educacional de Nova York: Possibilidades para o Brasil, fruto de uma pesquisa de campo sobre a reforma educacional que vem sendo implantada desde 2002 na cidade norte-americana. O evento será marcado por um debate e conta com a presença do subsecretário de educação de Nova York, Chris Cerf, um dos articuladores das mudanças.

A iniciativa tem como objetivo enriquecer o debate sobre gestão educacional, trazendo, a partir do conjunto de estratégias implantadas, possíveis alternativas para gestores, educadores, empresários e políticos brasileiros interessados em melhorar a qualidade do ensino público. Vale ressaltar que a iniciativa não pretende importar um modelo de reforma, mas enriquecer e ampliar o debate sobre as medidas adotadas como possibilidades para pensar na proposição de políticas públicas inovadoras no Brasil.

A publicação reúne informações que mostram como após décadas de resultados de aprendizado declinantes, baixas expectativas e apatia institucional, Nova York conseguiu implantar em sua rede ações que resultaram em aumentos significativos nas porcentagens de estudantes que dominam as competências e conteúdos de suas séries. Em 2009, 82% dos alunos de 3ª e 8ª séries atingiram os padrões estaduais adequados de desempenho em matemática, comparados com somente 57%, em 2006. O déficit de desempenho entre estudantes negros e brancos também diminuiu, de 31%, em 2006, para 17%, em 2009.

Essa é uma contribuição do Programa Excelência em Gestão Educacional, parceria entre a Fundação Itaú Social e o Instituto Fernand Braudel.

Serviço:
Debate A Reforma Educacional de Nova York: Possibilidades para o Brasil
Data: 3 de agosto
Horário: das 9h às 12h
Local: Instituto Itaú Cultural – Av. Paulista, 149, térreo, São Paulo
Inscrições: 0800-771-4770.

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