Debate marca encontro entre Toro, Guanaes e Scannavino

Por: GIFE| Notícias| 10/04/2006

O debate realizado entre Bernardo Toro, Nizan Guanaes, Eugênio Scannavino e Ismael Rocha será um dos destaques na programação do 4º Congresso GIFE sobre Investimento Social Privado. Eles discutirão o tema Comunicação como Instrumento de Mobilização Social, na tarde de sexta-feira, 26 de maio, terceiro dia de atividades do evento.

Pela essencialidade da comunicação no mundo contemporâneo, comunicar-se bem é vital para qualquer tipo de instituição – pública, privada ou do terceiro setor. Nas organizações que atuam no campo social, a comunicação ganha ainda maior importância porque a captação de recursos financeiros e humanos – fundamental para sua sustentabilidade financeira ou institucional – é favorecida pela visibilidade que o impacto, a reputação e credibilidade de suas ações alcançam.

Para debater o tema, foi convidado Bernardo Toro, um dos principais pensadores de educação e combate à pobreza na América Latina. Como assessor estratégico da Fundação AVINA, o colombiano apresentará aos participantes um panorama internacional com referências latino-americanas sobre o assunto.

O debate contará também com a presença de Nizan Guanaes, presidente da DM9DDB, agência integra o Grupo YPY de Comunicação – holding formada também pelas agências Africa, Loducca, MPM e Tudo. Nizan vai mostrar de que forma o grupo tem aplicado em campanhas sociais seu potencial criativo e a sua expertise de mobilizar pessoas por meio de estratégias de comunicação.

A agência, responsável pela criação da campanha institucional do GIFE, tem se engajado em causas sociais, sobretudo ligadas à educação, como a campanha recentemente veiculada pela Unicef no Brasil e outros países da América Latina, contra a exploração do trabalho infantil. A direção do grupo vê a educação como principal fator para a igualdade social e o desenvolvimento de um país e considera que, ao desenvolver campanhas para atender a esses objetivos está contribuindo para a construção de um Brasil mais justo e uma nação mais forte.

Em meio à discussão, Ismael Rocha, professor e chefe do departamento de marketing e pesquisa de mercado da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), conduzirá o debate para um contexto mais nacional. Nesse ponto, o participante poderá analisar as estratégias de comunicação de organizações brasileiras e sua evolução.

Por fim, o painel abrirá espaço para Eugenio Scannavino contar um pouco mais sobre seu trabalho na Amazônia, que usa a comunicação como instrumento de mobilização social em 140 comunidades extrativistas da Amazônia. O médico infectologista é líder do projeto Saúde e Alegria e, no ano passado, foi anunciado como vencedor do prêmio Empreendedor Social do Ano, que reuniu 1.083 inscritos em 24 países.

O encontro faz parte dos painéis instrumentais do Congresso, que apontarão caminhos para transformar desafios em oportunidades. “”Será o espaço de discussão das ferramentas mais importantes para o investimento social privado, mostrando o que funciona e o que não funciona””, explica Fernando Rossetti, secretário geral do GIFE.

Para mais detalhes sobre a programação do evento e a biografia completa dos palestrantes, basta acessar o site oficial do 4º Congresso GIFE

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional