Debate sobre o assunto favorece a redução de preconceitos

Por: GIFE| Notícias| 19/11/2001

Cada vez é maior o consenso entre as organizações sem fins lucrativos sobre a importância da comunicação no desenvolvimento de suas atividades, fato comprovado pela crescente oferta de cursos e publicações sobre o tema. Apesar de ainda acreditarem que o processo não está plenamente desenvolvido, especialistas da área defendem que o fato do assunto estar em debate já é um grande avanço.

Para o mercadólogo Ismael Rocha, coordenador da ESPM Social, o aumento das discussões em torno do tema faz parte de um processo evolutivo. “”O mesmo ocorreu no setor privado. Primeiro as empresas se preocupavam apenas em produzir. Com o tempo, elas foram despertando para outros pontos, como a venda dos produtos, o marketing e por fim a comunicação, tendo como ponto principal a satisfação do cliente. O setor social, com suas particularidades, caminha no mesmo sentido””, afirma.

Rocha acredita que já não há tanto preconceito contra a comunicação dentro das organizações da sociedade civil. “”Este ranço está sumindo. Acredito que muito se deve às campanhas de grandes organizações como a Fundação Gol de Letra, a AACD com o Teleton e o Instituto Ayrton Senna””, comenta. “”A posição das entidades muda quando elas percebem que podem divulgar suas atividades na mídia sem que seus princípios sejam feridos.””

Marca X Causa – A consultora de comunicação do GIFE, Sandra Mara Costa, afirma que o receio de divulgar as ações está ligado a verdadeira convicção que uma entidade tem sobre o trabalho que realiza. “”A comunicação no terceiro setor tem uma grande particularidade: ela está a serviço da causa e não do nome. Organizações que têm total segurança da importância do trabalho que desenvolvem não têm medo de tornar públicos seus projetos e programas””, analisa.

Segundo Sylvia Meneghetti, autora do livro Comunicação e Marketing: Fazendo a Diferença no Dia-a-Dia de Organizações da Sociedade Civil, o debate também é gerado pelas necessidades urgentes das organizações. “”Como uma organização pode captar recursos sem um planejamento de comunicação eficaz? De nada adianta produzir um folder sem ter definições claras sobre sua missão, valores e posicionamento. O processo é resolvido de traz para frente quando se pensa que a solução é a criação de um folheto ou de um jornal. Esta ansiedade de tentar solucionar o problema da forma mais pontual precisa ser superada””, alerta.

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