Desenvolvimento da Primeira Infância pauta edição 2018 do Prêmio FEAC de Jornalismo

Por: Fundação FEAC| Notícias| 23/07/2018

Os primeiros anos da vida de uma criança são fundamentais para seu desenvolvimento. Diversos estudos demonstram que a evolução do cérebro acontece a uma velocidade incrível dos zeros aos seis anos de idade.

Essa fase de tamanha importância no conjunto da vida humana inspirou a definição do tema da 21ª edição do Prêmio Fundação FEAC de Jornalismo.

“Desenvolvimento da Primeira Infância” é a temática da premiação que, neste ano, pauta os jornalistas para que produzam conteúdos que mostrem a importância desta etapa da infância que, a depender das interações e experiências vivenciadas, influenciam seu desenvolvimento ao longo da vida.

Para assegurar o desenvolvimento adequado são necessários vínculos saudáveis, proteção e estímulo qualificado e precoce.

A temática é também um dos eixos de investimento da estrutura programática da Fundação FEAC com o Programa Primeira Infância em Foco. “O desenvolvimento da primeira infância tem sido pontuado como aspecto fundamental para o desenvolvimento social. Ao trazer esta temática para o Prêmio FEAC de Jornalismo esperamos contribuir para envolver toda a sociedade”, avaliou Leandro Pinheiro, Superintendente Socioeducativo da Fundação FEAC.

O Prêmio reconhecerá trabalhos divulgados pelos veículos de comunicação de Campinas, São Paulo, e dos municípios que integram a RMC (Região Metropolitana de Campinas). Mídia Impressa, Fotojornalismo, Rádio, Televisão e Jornalismo online são as cinco categorias em disputa.

Poderão concorrer os trabalhos publicados e/ou divulgados por veículos de comunicação no período de 10 de outubro de 2017 a 25 de outubro de 2018. As reportagens devem ser encaminhadas até o dia 26 de outubro de 2018 por meio do site.

A lista com os três finalistas por modalidade será divulgada no dia 22 de novembro e a cerimônia de premiação acontecerá na noite de 13 de dezembro, quando serão conhecidos os cinco vencedores.

Ao todo serão distribuídos R$30 mil em prêmios, sendo as inscrições são ilimitadas e gratuitas.

Campanha digital

A divulgação do prêmio conta com uma nova estratégia digital. Para isso, a comunicação está especialmente direcionada para o público de jornalistas da RMC em diversas plataformas, desde redes sociais, sites parceiros do Google, e-mail marketing, press releases, entre outros. Os conteúdos estão apresentados em diferentes formatos evidenciando a temática do prêmio, além de levar orientações sobre o regulamento e inscrições.

Também foi elaborado o Guia Primeira Infância para inspirar e auxiliar jornalistas com o tema da iniciativa. O material gratuito em formato de e-book conta com dicas e links de materiais da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, especialista na temática.

O Prêmio

Com edições anuais desde 1998, o Prêmio Fundação FEAC de Jornalismo tem como objetivo central incentivar e contemplar os esforços dos profissionais de imprensa e dos meios de comunicação em abordar os diversos aspectos da realidade social e respectivas soluções apresentadas para os desafios levantados.

A 21ª edição da iniciativa reúne o Iguatemi Campinas como patrocinador máster, a Fundação Educar DPaschoal na condição de apoiadora e institucionalmente tem ainda como aliados Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo – regional Campinas – e Associação Campineira de Imprensa (ACI).

Material produzido pela Fundação FEAC

 


Apoio institucional