Desenvolvimento e Gestão de Voluntariado em pauta na programação do GIFE

Por: GIFE| Notícias| 13/10/2014

No fim de outubro, o GIFE promoverá um curso sobre desenvolvimento e gestão do voluntariado. A iniciativa faz do programa de Ferramentas de Gestão, que aborda áreas estratégicas do investimento social.

O curso acontecerá em São Paulo (SP), entre os dias 30 e 31 de outubro, e contará com a participação de Flávia Moraes, consultora em sustentabilidade e sócia-diretora da FCM Consultoria em Sustentabilidade, que atuará como facilitadora.

Esse módulo tem como objetivo apresentar conceitos e ferramentas de gestão para programas de voluntariado, além de abordar diferentes metodologias de diagnóstico, planejamento, comunicação e avaliação de programas de voluntariado empresarial.

O redeGIFE conversou com Flávia Moraes, facilitadora do curso de Desenvolvimento e Gestão de Voluntariado. Confira:

redeGIFE: Que tipos de conceitos serão abordados durante o curso?

Flávia Moraes: O curso irá abordar conceitos de sustentabilidade e responsabilidade social, incluindo visão sistêmica e interdependência, cidadania e ética. Dentro do tema voluntariado, os temas abordados serão: conceitos de voluntariado; premissas para estabelecer um programa; planejamento e implantação; envolvimento de stakeholders; comunicação interna e externa; e gestão do voluntariado: monitoramento e avaliação.

redeGIFE: A quem o curso se destina?

Flávia Moraes: A todas as pessoas interessadas em voluntariado, especialmente os profissionais de sustentabilidade e reponsabilidade social e profissionais de instituições que tenham interesse em implementar programas de voluntariado.

redeGIFE: Quais são as principais implicações jurídicas e éticas envolvidas na questão do voluntariado empresarial?

Flávia Moraes: Questões jurídicas – a lei do voluntariado e suas implicações; questões trabalhistas envolvendo o voluntariado e termos de adesão e rescisão.

Questões Éticas – conflito de interesses; trabalho não remunerado e trabalho remunerado; e indução ou “”convocação”” do voluntário.

redeGIFE: Como alinhar as práticas de voluntariado à identidade e estratégia de negócios das organizações?

Flávia Moraes: A empresa possui uma expertise e um conhecimento acumulado nas pessoas que nela trabalham. É possível aproveitar este conhecimento e colocá-lo a serviço da sociedade abraçando uma causa social que necessite deste conhecimento. Também é possível utilizar a identidade que a empresa tem e colocá-la a serviço da causa socioambiental. Por exemplo, pode ser uma empresa que produz papel – aí existem duas possibilidades de usar sua identidade: uma é apoiar leitura com projetos de formação de bibliotecas, contação de histórias, etc; a outra é apoiar projetos ambientais ligados ao reflorestamento.

redeGIFE: Quais casos e abordagens que serão discutidos em sala de aula podemos destacar?

Flávia Moraes: Durante o curso daremos exemplos de bons programas, com foco na transformação social e também casos em que o tempo e o conhecimento dos voluntários são subaproveitados. Também abordaremos casos negativos, com atuações pontuais e pouco transformadoras.

redeGIFE: Quais competências e habilidades práticas de voluntariado ajudam a desenvolver?

Flávia Moraes: O voluntariado é muito rico para desenvolver pessoas. Se o programa estiver bem estruturado e for bem conduzido, o voluntário ganhará competências e habilidades nas áreas da comunicação (como falar em público e fazer apresentações), do planejamento estratégico (organização, gestão e avaliação), da liderança, do empreendedorismo, da criatividade e inovação, do relacionamento interpessoal e do trabalho em equipe.

Curso GIFE

Data – 30 e 31 de Outubro

Horário – das 9 às 18h

Endereço – Hotel Feller – Rua São Carlos do Pinhal, 200 – Bela Vista, São Paulo (SP)

Para se inscrever e conhecer a programação completa, acesso a página do curso.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional