Dia Nacional da Mata Atlântica é celebrado com o evento Viva a Mata 2014

Por: GIFE| Notícias| 12/05/2014

Em 27 de maio comemora-se o Dia Nacional da Mata Atlântica, um dos biomas mais ricos em biodiversidade e, ao mesmo tempo, um dos mais devastados do planeta. Para lembrar a data, a SOS Mata Atlântica promove, desde 2005, o evento “Viva a Mata: Encontro Nacional pela Mata Atlântica”.

Neste ano, a 10ª edição do evento acontecerá entre os dias 23 e 25 de maio, das 9h às 18h, na Marquise do Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP). O tema central do evento será “Mata Atlântica, Sua Casa” e terá como foco de discussão a relação entre a floresta, o ambiente urbano e a qualidade de vida.

Marcia Hirota, diretora executiva da fundação SOS Mata Atlântica, destaca a importância do bioma, fundamental para o fornecimento de água dos centros urbanos, purificação do ar, saúde do solo, lazer, entre outros serviços ambientais. “Atualmente, mais de 62% da população brasileira vive na Mata Atlântica, segundo dados do IBGE. São mais de 118 milhões de habitantes em 3.284 municípios. Apesar disso, as pessoas ainda não conhecem a Mata Atlântica e muitas não têm a consciência de que moram no que restou dessa floresta. Por isso, é sempre importante trazer a Mata Atlântica à luz dos debates”, explica.

A programação do evento conta com atividades interativas que acontecerão em pavilhões temáticos: Floresta, Mar, Bichos da Mata, Água e Ambiente Urbano. Além de participar de debates, oficinas e palestras, os interessados também poderão curtir peças de teatro, shows e exposições.

Essa edição será marcada por um número maior de passeios pelo Parque Ibirapuera, utilizando o caminhar para experimentar o espaço do parque de forma diferente, estimulando a relação entre o urbano e a Mata Atlântica. Outro destaque são as atrações de grupos culturais como o Guaçatom e o Coral do Music For Hope”, conta Marcia sobre as novidades que o Viva a Mata trará em 2014.

O evento é gratuito e aberto ao público. Confira a programação completa no site.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional