Oferecer ao setor privado uma visão sobre o valor do enfoque do desenvolvimento de base em contraposição ao assistencialismo, além de apontar um marco de referência para promover o desenvolvimento de base, conceitos, metodologias e indicadores para avaliar o impacto das iniciativas.
Esses são alguns dos principais pontos novo Diplomado “Investimento Social Privado no Desenvolvimento de Base: Como investir com efetividade na comunidade”, oferecido pela RedEAmérica, com diploma outorgado pelo Instituto Tecnológico de Monterrey do México.
Dirigido às equipes diretivas e técnicas das fundações, institutos e empresas e de organizações da sociedade civil, consultores e profissionais da área social, o curso possui carga horária de 110 horas, através de uma plataforma na web, disponível durante 24 horas ao dia, para o estudante planejar como quiser seu programa de estudos.
Em entrevista especial ao redeGIFE, a diretora executiva da RedEAmérica continental, Margareth Florez, explica a importância do Diplomado e da RedEAmérica.
GIFE – Quais as razões para a RedEAmérica lançar este curso?
Margareth Florez – A RedEAmérica nasceu em 2002, com um grupo de fundações, institutos e empresas de América Latina, que aceitou o desafio de se articular e oferecer uma resposta desde do setor privado à situação de persistente desigualdade e pobreza na América. Hoje, a Rede integra mais de 60 organizações de 11 países, sendo que oito membros estão no Brasil: Instituto Camargo Correa, Instituto de Cidadania Empresarial – ICE, Fundação Otacílio Coser, Fundação Acesita-Arcellor Mittal, Fundação Odebrecht, Instituto Arcor, Instituto Indusval Multistock, Instituto Holcim.
Desde que a Rede nasceu, foi um objetivo dos membros criarem cenários de aprendizagem, troca de experiências e construção de capacidades coletivas para apoiar as fundações, institutos e empresas na aplicação do enfoque de desenvolvimento de base (comunitário).
Por isso, durante vários anos, os membros da RedEAmerica sistematizaram o conhecimento acumulado nas diversas experiências, produziram novos paradigmas conceituais e práticos sobre o desenvolvimento de base e sobre como implementar este enfoque.
Assim, a RedEAmerica deseja que este conhecimento seja transmitido de forma ordenada e sistemática aos novos membros que participam na Rede, aos novos colaboradores ingressaram as equipes de trabalho dos membros mais antigos, e a outras fundações, institutos e empresas da América Latina.
O Diplomado é a concretização de um desejo; é um passo a frente no objetivo traçado pela RedEAmérica, ao estabelecer uma oferta continental de formação para organizações empresariais que pretendam criar ou melhorar os seus programas de desenvolvimento de base. Através do Diplomado, a RedEAmérica aspira também estimular o investimento social empresarial ao Desenvolvimento de Base, e conduzir-lo a escalas amplas na América Latina.
GIFE – Por que ele é importante para os gestores de projetos sociais?
Margareth Florez – Este Diplomado está dirigido às equipes diretivas e técnicas das fundações, institutos e empresas e de organizações da sociedade civil, consultores e profissionais da área social.
Durante as 110 de instrução, através de uma plataforma amigável em Internet, disponível durante 24 horas ao dia, os sete dias da semana, e com um horário que decide o estudante, os assistentes poderão encontrar no curso um conteúdo de alta qualidade e de vanguarda. Ele está baseado na experiência dos membros da Rede, pessoas que conhecem bem as preocupações conceituais e praticas que devem atender as fundações no trabalho com as comunidades e na implantação do enfoque de desenvolvimento de base.
No Diplomado encontrarão um marco referencial sobre o desenvolvimento de base; uma visão sobre o valor que tem para o setor privado, orientar os seus programas ao desenvolvimento de base e romper com o assistencialismo; conhecerão os elementos necessários para organizar um programa de desenvolvimento de base.
Os estudantes terão acesso aos manuais sobre as melhores formas de co-financiamento e acompanhamento aos projetos; conceitos, métodos e indicadores para avaliar os impactos dos projetos em desenvolvimento de base; opções de trabalho no desenvolvimento de base através de áreas temáticas específicas: educação, geração de renda, desenvolvimento local e outros; casos sobre alguns programas dos membros e os programas nacionais que foram criados em alguns países; ferramentas práticas para o trabalho com a comunidade; melhores práticas latino- americanas; conceitos e discussões atuais no campo do desenvolvimento de base. Além de obter contato através do Diplomado, com um grupo amplo de fundações, institutos e empresas da América Latina.
GIFE – Qual é o seu diferencial?
Margareth Florez – Destaco quatro elementos:
• Conteúdo preparado com base na experiência dos membros da Rede, pessoas que conhecem bem as preocupações conceituais e praticas que devem atender as fundações no trabalho com as comunidades e na implantação do enfoque de desenvolvimento de base.
• Variedade, qualidade e riqueza dos materiais oferecidos.
• Docentes-tutores que são garantia de experiência e bom acompanhamento. São profissionais das equipes das fundações, institutos e empresas, membros da Rede, que possuem conhecimento conceitual, experiência pratica e que foram treinados pela RedEAmérica.
• O contato com outros estudantes e as equipes de fundações, institutos e empresas da América Latina.
• Plataforma amigável, disponível permanentemente, que se adapta a disponibilidade de tempo de pessoas que trabalham
GIFE – Como os participantes serão avaliados?
Margareth Florez – Em cada modulo, o estudante vai encontrar na plataforma os temas que serão trabalhados, um mapa conceitual de cada tópico, as aprendizagens que obterá ao concluir o curso, as atividades que deverá desenvolver, e os critérios de avaliação de cada atividade.
Ao finalizar o Diplomado, o estudante que obtenha o 80% da máxima nota e entregue o projeto final, receberá um diploma outorgado pelo Instituto Tecnológico de Monterrey do México, em conjunto com a RedEAmérica.
GIFE – Qual foi o critério para a seleção do corpo docente?
Margareth Florez – O corpo docente ou tutores são um elemento destacado na oferta do Diplomado. Os Docentes são profissionais das equipes das fundações, institutos e empresas, membros da Rede, que possuem conhecimento conceitual, experiência pratica e foram treinados pela RedEAmérica.
O Diplomado para os estudantes brasileiros será ministrado em português com os conteúdos em português, por tutores que fazem parte da equipe de trabalho das mais
prestigiosas fundações e institutos brasileiros que pertencem a Rede.
GIFE – Esta é a primeira vez que o curso é realizado em português. Como foi a experiência em espanhol?
Margareth Florez – É motivo de satisfação ter concluído com sucesso a primeira versão do Diplomado “Investimento social privado no desenvolvimento de base: Como investir com efetividade na comunidade” em aliança com o Instituto Tecnológico de Monterrey (México), a Fundação Interamericana (Estados Unidos), o Banco HSBC, Fundemex (México) e a Fundação DIS (Colômbia).Ao todo, 73 profissionais de empresas, institutos e fundações de oito (8) países latino-americanos foram formadas nesta primeira turma, acompanhados pelos docentes – tutores que são parte das equipes de trabalho dos nossos membros, com ampla experiência e treinados nesta matéria.
A RedEAmérica gostaria de estender o convite as fundações, institutos e empresas brasileiros ou com presença no Brasil, a participar do Diplomado. Aqui vão encontrar uma oportunidade para estender os laços de cooperação com América Latina, para aprender, para crescer e contribuir ao sonho de uma América Latina livre da pobreza e da desigualdade.