Diretórios reúnem conhecimento global de investimento social

Por: GIFE| Notícias| 25/03/2013

Os dados sobre investimento social não são apenas restritos aos atores regionais que os produzem. A quantidade de informações disponíveis tem aumentado e as publicações disponibilizadas mundialmente facilitam a identificação de cenários e tendências globais no setor de investimento social.

Nesse propósito, o Foundation Center, organização norte-americana sem fins lucrativos que desenvolve pesquisas sobre o terceiro setor, possui uma plataforma livre para o compartilhamento de pesquisas e publicações globais. O IssueLab é um site unificado que contém uma ampla gama de estudos de casos, avaliações, fichas técnicas, relatórios anuais, e ferramentas do setor social. Qualquer organização pode incluir suas publicações.

“Um banco de dados que reúne publicações do mundo todo sobre filantropia não só facilita o acesso ao conhecimento, mas também nos permite ter uma dimensão de quanto de informação já foi produzido sobre o tema e conhecer as organizações, que assim como nós, estão engajadas nisso. É fundamental para o desenvolvimento das nossas atividades.””, garante a coordenadora de conhecimento do GIFE, Pamela Ribeiro.

A WINGS (Worldwide Initiatives for Grantmaker Support), rede global de iniciativas de apoio a investidores sociais privados, possui também um Centro de Conhecimento, disponibilizado em seu site, com mais de 300 publicações disponíveis sobre investimento social no mundo. São encontrados materiais da própria WINGS, de sua rede e de outros produtores de conhecimento, com análises do cenário social da Europa, América, e até mesmo sobre a filantropia chinesa, dentre outros. A busca pode ser feita por publicações ou palavras específicas. “O Centro de Conhecimento da WINGS funciona como um hub para que organizações que trabalham no setor possam disseminar os materiais que produzem e também se manterem informados sobre o histórico e desenvolvimento de questões relacionadas ao investimento social. Além disso, quando um documento é publicado em nosso site, ele também é dividido com a rede do Issue Lab, maximizando o alcance das informações.”, conclui a coordenadora de conhecimento da WING, Ana Borges Pinho.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional