Doação da FEAC à entidade FEAV vai fortalecer e ampliar impacto social em Valinhos

Por: Fundação FEAC| Notícias| 11/12/2023
Doação da FEAC à entidade FEAV vai fortalecer e ampliar impacto social em Valinhos

Há oito anos, em 2015, dez Organizações da Sociedade Civil (OSC) do município de Valinhos, atuantes em diferentes segmentos da área social, constituíram legalmente o Fórum de Entidades Assistenciais de Valinhos – FEAV. A instituição se inspirou no modelo estatutário e de gestão da Fundação FEAC, de Campinas, e reúne as mais tradicionais entidades da cidade, como Apae, Santa Casa, Recanto dos Velhinhos e Casa das Crianças.

O grupo, que atende hoje 2,2 mil pessoas no município, nasceu com o objetivo de fortalecer a representatividade dessas instituições junto ao poder público e à sociedade civil e, dessa forma, ampliar seu impacto social na comunidade.

O trabalho ganhou um novo impulso – e reconhecimento – ao conquistar, recentemente, a sua sede própria. A Fundação FEAC formalizou, em setembro, a doação de um histórico casarão que lhe pertencia à FEAV. O imóvel, localizado no bairro de Bom Retiro 2, próximo ao centro da cidade, foi sede da creche Tia Nair por quase três décadas e estava vazio há três anos.

Mais que uma sede, o imóvel é um patrimônio que oferta generoso espaço para abrigar serviços das diversas instituições parceiras. São 6 mil metros quadrados de terreno e 800 metros quadrados de área construída em bom estado – que passarão por adaptações, manutenção e aquisição de mobiliário. “A gente está supercontente e entende que é uma vida nova para FEAV. A ideia é que, além desse espaço ser autossustentável, ele gere também receita para que seja investida no fortalecimento das instituições que compõem a FEAV”, explica Eliane Macari, presidente da instituição desde 2020.

Campanha Casarão FEAV vai mobilizar sociedade civil

E isso significa criar um fundo patrimonial, ou endowment (leia texto abaixo), que auxilie na manutenção financeira da entidade. O modelo, comum em países como os Estados Unidos, Reino Unido e Canadá, ainda é pouco difundido no Brasil e é uma das inovações introduzidas pela FEAC no país e atestada em quase seis décadas de atuação.

Eliane Macari conta que a FEAV está lançando neste mês uma campanha de mobilização em Valinhos em prol do casarão. “A ideia da campanha é trazer recursos para que a gente mantenha as portas abertas do casarão e também possa recuperar, atualizar e mobiliar o prédio”. A FEAV funciona hoje em um prédio da prefeitura, cedido por um termo de permissão de uso por 5 anos.

O objetivo das novas instalações é que as instituições parceiras, que não possuam mais disponibilidade de atendimento, possam ampliar o serviço e o número de assistidos. “Vamos em busca de empresas, empresários, famílias, pessoas físicas e jurídicas que possam contribuir conosco. É um espaço que permite vários tipos de utilização, mas sempre enfocando, como prevê o estatuto da FEAV, no atendimento das instituições e dos públicos prioritários, que são as pessoas em vulnerabilidade”, enfatiza Eliane.

Nahas: “Toda cidade deveria ter a sua própria FEAC”

O presidente da Fundação FEAC, Renato Nahas, está confiante na iniciativa. Ele afirma, com amplo conhecimento de causa, que todo município deveria ter “a sua própria FEAC”. A instituição campineira nasceu na década de 1960 após receber a doação de uma fazenda, e com esse patrimônio sustenta um perene trabalho social em Campinas e é hoje uma referência em toda a região.

“A FEAV não recebeu um patrimônio inicial, como a FEAC. Ela não tem a sustentação financeira, o fundo patrimonial que a FEAC tem por trás. A doação dessa casa é uma tentativa de reproduzir em Valinhos aquilo que aconteceu em Campinas. Mais do que a transferência do patrimônio, nós pretendemos, primeiro, continuar sendo uma fonte de inspiração para a FEAV e, segundo, e acima de tudo, fazer com que a FEAV exerça em Valinhos o papel que a FEAC exerce em Campinas”, aponta Nahas, reforçando um compromisso assumido com o município vizinho: “Todo investimento da FEAC em Valinhos será realizado por meio da FEAV”.

“Todo investimento da FEAC em Valinhos será realizado por meio da FEAV”

Renato Nahas, presidente da FEAC

Eliane Macari, da FEAV, pontua que a entidade não tinha um patrimônio, mas já nutria o desejo de se unir. “Quando você vai conversar com a sociedade civil sozinha é uma coisa, mas quando você vai em 10 instituições, a conversa é totalmente diferente. E assim ocorre também na relação com o poder público. Juntos, nós somos muito mais fortes do que cada um atuando de forma isolada”, diz.

Eliane Macari: “Vocação da FEAV é fortalecer instituições”

A persistência do trabalho da FEAV nesses anos, que se fortaleceu frente ao enorme desafio trazido pela pandemia, a credencia agora para alcançar muito mais pessoas em situação de vulnerabilidade no município, que tem hoje 126 mil habitantes, sendo 10% em condição de vulnerabilidade social.

“Quando você vai conversar com a sociedade civil sozinha é uma coisa, mas quando você vai em 10 instituições, a conversa é totalmente diferente. E assim ocorre também na relação com o poder público. Juntos, nós somos muito mais fortes do que cada um atuando de forma isolada.”

Eliane Macari, presidente da FEAV

O propósito da FEAC é que esse modelo de governança possa se espalhar por outros municípios da região e ajudar no fortalecimento das organizações da sociedade civil proporcionando maior impacto social nas comunidades. “Eu gosto de dizer que a FEAC teve muita sorte por ter recebido uma fazenda como patrimônio há 60 anos, mas também teve competência para cuidar desse patrimônio de uma forma responsável”, avalia Nahas.

“Essa governança e cuidado são muito importantes e devem ser compartilhados com a sociedade.” Para ele, a transferência do patrimônio foi só o primeiro passo de uma história muito bonita e promissora. Também é esta a convicção da FEAV, sua diretoria e entidades parceiras. A doação é um reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado pelas instituições nos últimos anos.

“Nos enche de orgulho essa confiança. E precisamos de um pouco de coragem também. A vocação da FEAV é o fortalecimento das instituições, e são instituições com muitos anos de história na cidade. Então, é trabalhar para que realmente sejam perenes e ampliem o seu impacto positivo na cidade.” A população valinhense agradece.

O que são fundos patrimoniais

Os chamados fundos patrimoniais ou endowments reúnem recursos de doação, financeiros ou em bens, que são investidos com o objetivo de preservar o valor do capital principal no longo prazo.

O capital que compõe esses fundos pode ser proveniente de doações de pessoas físicas, pessoas jurídicas, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, heranças e legados com o objetivo de perpetuar uma causa, deixar uma marca permanente. É um modelo muito difundido em países como EUA, Canadá e Reino Unido e a FEAC é um dos primeiros exemplos no Brasil.

Com esses fundos, as OSC se tornam menos dependentes de novas doações e patrocínios, alcançam maior estabilidade financeira e asseguram sua viabilidade operacional, permitindo que cresçam de forma sustentável.

A história do casarão de Valinhos

Na década de 1980, a diretoria da Fundação FEAC foi procurada pela família Cunha, que era a proprietária do casarão de Valinhos, para realizar a doação do imóvel à instituição. Na época, a FEAC tinha uma restrição, por força do seu estatuto, e só podia atuar na cidade de Campinas.

Naquele momento, a solução da FEAC foi fazer um comodato vitalício para uma entidade, desde que atuasse na sua atividade fim. Essa entidade deixou de existir e o imóvel voltou para FEAC. Hoje, a restrição territorial de atuação não existe mais e a FEAC poderia atuar diretamente em Valinhos.

“O imóvel possui potencial de desenvolvimento imobiliário. Poderia ser vendido para uma incorporadora, que o transformaria em mais um prédio. Mas isso seria um erro, porque os doadores desejavam que o patrimônio servisse para atender pessoas em situação de vulnerabilidade – além de ser um imóvel histórico”, diz Nahas.

Como o foco principal da FEAC continua sendo Campinas e a FEAV atua no modelo similar à FEAC, a solução encontrada conseguiu potencializar o retorno social para a comunidade de Valinhos. “Esperamos que a FEAV, a partir desse imóvel, possa iniciar um fundo patrimonial.”

Conheça a FEAV

O Fórum de Entidades Assistenciais de Valinhos – FEAV reúne dez Organizações da Sociedade Civil (OSC) que atuam no município:

  • Casa da Criança.
  • Recanto dos Velhinhos.
  • Santa Casa.
  • APAE. 
  • Patrulheiros.
  • Espaço da Criança.
  • Grupo Rosa e Amor.
  • A.C.E.S.A. Capuava.
  • Cohcric.
  • ACES.

O grupo foi legalmente constituído há oito anos e atende um público de 2,2 mil pessoas. O foco é o trabalho social com a população mais vulnerável. Atua nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Públicos atendidos – Crianças, adolescentes e jovens, pessoas com deficiência, pessoas com transtorno do espectro autista, população idosa, mulheres com câncer.

Sede – Casarão FEAV: imóvel doado à instituição pela Fundação FEAC no início do ano. A casa possui 600 metros quadrados e está em um terreno de 6 mil metros quadrados, na região central de Valinhos.

Por Natália Rangel

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional