“É da nossa conta” chama atenção à corresponsabilização da sociedade ao trabalho infantil

Por: GIFE| Notícias| 15/10/2012

O relatório “Todas as crianças na escola em 2015 – Iniciativa global pelas crianças fora da escola”, lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, aponta que 4,3 milhões de crianças e adolescentes de cinco a 17 anos trabalham em média 26,3 horas semanais no país e que grande parte deles ainda está fora da escola.

Com o objetivo de dar visibilidade ao tema, para que a sociedade civil possa reconhecer situações de trabalho infantil e adolescente e saber como enfrentar o problema, a Fundação Telefônica Vivo, o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a OIT (Organização Internacional do Trabalho) lançam a campanha “É da nossa conta! Trabalho Infantil e Adolescente”.

A campanha pretende sensibilizar e potencializar a ação junto a diversos públicos. A estratégia é propor aos cidadãos que se tornem agentes multiplicadores, produzindo e compartilhando informações nas redes sociais, para que a questão garantia dos direitos da infância e adolescência não seja um problema que se tornou opaco e culturalmente aceito.

A população será incentivada a comunicar o Conselho Tutelar de sua cidade, ao Ministério Público ou a um Juiz de Infância ao identificar alguma situação de trabalho infantil. Há a opção também de denunciar pelo telefone ou site do Disque 100 – Disque Denúncia Nacional: www.disque100.gov.br
Estruturada a partir da Rede Promenino (LINKAR) (portal de notícias e rede social da Fundação Telefônica que discute o tema do trabalho infantil e adolescente), por meio de seus perfis nas redes sociais, plataforma e novo site, a campanha tem a internet como principal meio, mas prevê ainda intervenções de rua em sete cidades até o final do ano.

A organização não governamental Viração Educomunicação – que trabalha desde 2003 com o público adolescente e jovem e tem experiência em campanhas de mobilização social – fará a coordenação executiva da campanha. A ONG vai auxiliar a Fundação Telefônica Vivo a realizar a articulação de parceiros que produzirão conteúdo – como vídeos e notícias – para ser compartilhado via redes sociais.

Assim, as ONGs Cidade Escola Aprendiz, idealizada pelo jornalista Gilberto Dimenstein; e a Repórter Brasil, referência no combate ao trabalho escravo, participarão ativamente da campanha. O CEATS – Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor –, gestor da Rede Promenino, também será parceiro de conteúdo.

A embaixadora do Unicef Daniela Mercury e o fundador e coordenador geral da ONG Doutores da Alegria, Wellington Nogueira, se engajaram na campanha e gravaram vídeos que serão veiculados nas mídias sociais, enquanto a Maurício de Sousa Produções fez uma edição especial do gibi da Turma da Mônica sobre a temática.

Para ver a campanha completa, acesse www.promenino.org.br

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