Eco Desafio seleciona projetos de jovens da América Latina e do Caribe

Por: GIFE| Editais| 11/01/2016

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do Eco Desafio, uma iniciativa da Competição de Talento e Inovação das Américas (TIC Américas), promovida pela empresa PepsiCO e pela Young Americas Business Trus (YABT), para reconhecer jovens empreendedores, com idade entre 18 e 34 anos, que desenvolvem projetos inovadores, sustentáveis e viáveis para minimizar os impactos causados ao meio ambiente.

As inscrições estão abertas até o dia 15 de janeiro e podem ser feitas, individualmente ou por equipes (clique aqui). O desafio contempla quatro categorias: Agricultura sustentável; Reciclagem de garrafas PET; Água; e Aplicativos móveis ecologicamente corretos para consumidores. A ideia é apoiar jovens idealizadores de soluções ambientais para transformá-las em negócios sustentáveis.

Os finalistas serão anunciados no dia 15 de abril e a cerimônia de premiação está programada para acontecer na primeira semana de junho, na República Dominicana. Os vencedores de cada categoria receberão US$ 5 mil para desenvolverem seus projetos, além de treinamentos e, ainda, a oportunidade de estabelecer contato com empresários de todo o continente americano.

Campeão brasileiro

Na edição de 2013, o Eco Desafio premiou a equipe brasileira da Ecolivery Courrieros, um negócio que oferece serviço de entrega utilizando bicicletas na cidade de São Paulo. O prêmio reconheceu a iniciativa por ser uma forma alternativa que não utiliza combustível fóssil e não emite CO2 na atmosfera.

Serviços similares já existem em outros países. Mas, para tornar o projeto viável para a realidade da metrópole brasileira, a equipe desenvolveu um vasto estudo e adaptou o formato às demandas de São Paulo. “A conquista do prêmio foi muito emocionante. Só o fato de estar entre os finalistas, já nos deixou muito orgulhosos da empresa que criamos”, afirmou Victor Castello Branco, líder da equipe.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional