Ecofuturo implanta 10 bibliotecas comunitárias em Pernambuco

Por: GIFE| Notícias| 05/07/2004

O Instituto Ecofuturo, em parceria com o governo de Pernambuco e prefeituras, implantará dez novas bibliotecas comunitárias no estado. A iniciativa faz parte do Programa Ler é Preciso, que incentiva a leitura e a escrita para reduzir o analfabetismo funcional.

Serão beneficiados os municípios Altinho, Bom Conselho, Casinhas, Calçado, Granito, Lagoa do Carro, Lagoa dos Gatos, Sairé, Rio Formoso e Trindade. O protocolo de parceria entre o instituto, o governo estadual e as prefeituras foi assinado na última semana, em Recife (PE).

Esta é a primeira vez que o instituto atua em parceria com o poder público por meio da formulação de uma política mais abrangente de incentivo à leitura. Segundo um mapeamento realizado pela organização, Pernambuco tem 646 bibliotecas em 173 dos 185 municípios do estado, o que significa 12,4 mil habitantes por biblioteca.

O Programa Ler é Preciso, executado em parceria com a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, visa fortalecer o projeto pedagógico da escola, capacitando o professor para o uso coletivo do texto escrito, em especial a literatura, de modo que ele desenvolva e promova com os alunos o domínio crítico da linguagem, unindo alfabetização e letramento. Além disso, são instaladas bibliotecas comunitárias que contam com acervo básico de 800 títulos.

Neste ano, o Instituto Ecofuturo implantará 28 bibliotecas comunitárias pelo Brasil. Além das cidades em Pernambuco, os livros chegarão também a Natividade da Serra, município com o menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do estado de São Paulo, e a um presídio em Bauru, entre outras localidades. A meta é implantar 140 unidades até 2008.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional